Publication
Competências e saberes na nova era digital: Exemplificação no 1º ciclo do ensino básico
dc.contributor.author | Quadros-Flores, Paula | |
dc.contributor.author | Peres, Américo | |
dc.contributor.author | Escola, Joaquim | |
dc.date.accessioned | 2015-07-03T14:57:42Z | |
dc.date.available | 2015-07-03T14:57:42Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O carácter dinâmico das Tecnologias da Informação e da Comunicação determina mudanças fugazes nas identidades profissionais dos docentes, desafiando novas competências e novos sentidos na aprendizagem que enriquecem e transformam o currículo. Configura, ainda, momentos de inquietação que reformam velhos hábitos e dão alento a uma escola renovada capaz de responder às exigências desta nova geração de jovens multimédia. Reconhecendo a importância das competências e dos saberes dos professores para ultrapassarem os desafios da era digital e adaptarem-se a novos contextos metodológicos, pedagógicos, estratégicos e tecnológicos, é importante desenvolver estudos que incluam não só a análise dos conhecimentos dos professores em TIC, mas também o tipo de práticas pedagógicas que realizam com os alunos e como as avaliam, para se compreenderem efectivamente as mudanças que ocorrem com o uso das TIC e o seu significado no currículo ou nas tradições dos docentes. O estudo que apresentamos envolveu cerca de 1300 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de seis concelhos da região do grande Porto, tendo como base a análise de dois inquéritos. Um dos inquéritos pretendia analisar a experiência com TIC dos professores, o outro solicitava a apresentação de boas práticas realizadas com recurso às novas tecnologias. Verificou-se existir um grupo de ferramentas TIC que os professores revelaram não ter conhecimentos suficientes para as integrarem nas usas práticas e outro grupo, de dimensão mais reduzido, que envolve ferramentas dominadas satisfatoriamente pelos professores. Os conhecimentos e a frequência de utilização de ferramentas tecnológicas têm uma associação estatisticamente significativa com os obstáculos à integração das TIC. Constatou-se, ainda, que para uns, a integração de novas tecnologias poderá ter representado o passo para um novo perfil de professor e de aluno, uma escola sem fronteiras, aberta e transparente, pelas diferentes metodologias de trabalho, pelos novos ambientes de aprendizagem, pelas novas competências exigidas aos alunos, professores e pais. Enquanto, para outros não passou de mais uma ferramenta de trabalho pelo que a tecnologia se converteu num instrumento de exposição e de consolidação. As boas práticas exigem políticas educativas eficientes e boas lideranças de escolas, uma adequação do currículo aos tempos actuais para que se assegurem as condições necessárias à implementação de uma nova era na educação – a educação digital… | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/6402 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | por |
dc.subject | tecnologias educativas | por |
dc.subject | boas práticas | por |
dc.subject | competências profissionais | por |
dc.title | Competências e saberes na nova era digital: Exemplificação no 1º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 2719 | por |
oaire.citation.startPage | 2708 | por |
oaire.citation.title | Currículo, Aprendizagens e Trabalho Docente | por |
person.familyName | Flores | |
person.familyName | Peres | |
person.familyName | Escola | |
person.givenName | Paula | |
person.givenName | Américo | |
person.givenName | Joaquim | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4924-5212 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8694-3354 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6676-6928 | |
person.identifier.rid | N-8056-2013 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57045700100 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c | |
relation.isAuthorOfPublication | 2996d196-f37b-4ba1-a3d6-3a7bfb219edf | |
relation.isAuthorOfPublication | e697a959-c439-4035-bc73-d42d2734b1d0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 2996d196-f37b-4ba1-a3d6-3a7bfb219edf |