Repository logo
 
Publication

Competências e saberes na nova era digital: Exemplificação no 1º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorQuadros-Flores, Paula
dc.contributor.authorPeres, Américo
dc.contributor.authorEscola, Joaquim
dc.date.accessioned2015-07-03T14:57:42Z
dc.date.available2015-07-03T14:57:42Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO carácter dinâmico das Tecnologias da Informação e da Comunicação determina mudanças fugazes nas identidades profissionais dos docentes, desafiando novas competências e novos sentidos na aprendizagem que enriquecem e transformam o currículo. Configura, ainda, momentos de inquietação que reformam velhos hábitos e dão alento a uma escola renovada capaz de responder às exigências desta nova geração de jovens multimédia. Reconhecendo a importância das competências e dos saberes dos professores para ultrapassarem os desafios da era digital e adaptarem-se a novos contextos metodológicos, pedagógicos, estratégicos e tecnológicos, é importante desenvolver estudos que incluam não só a análise dos conhecimentos dos professores em TIC, mas também o tipo de práticas pedagógicas que realizam com os alunos e como as avaliam, para se compreenderem efectivamente as mudanças que ocorrem com o uso das TIC e o seu significado no currículo ou nas tradições dos docentes. O estudo que apresentamos envolveu cerca de 1300 professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de seis concelhos da região do grande Porto, tendo como base a análise de dois inquéritos. Um dos inquéritos pretendia analisar a experiência com TIC dos professores, o outro solicitava a apresentação de boas práticas realizadas com recurso às novas tecnologias. Verificou-se existir um grupo de ferramentas TIC que os professores revelaram não ter conhecimentos suficientes para as integrarem nas usas práticas e outro grupo, de dimensão mais reduzido, que envolve ferramentas dominadas satisfatoriamente pelos professores. Os conhecimentos e a frequência de utilização de ferramentas tecnológicas têm uma associação estatisticamente significativa com os obstáculos à integração das TIC. Constatou-se, ainda, que para uns, a integração de novas tecnologias poderá ter representado o passo para um novo perfil de professor e de aluno, uma escola sem fronteiras, aberta e transparente, pelas diferentes metodologias de trabalho, pelos novos ambientes de aprendizagem, pelas novas competências exigidas aos alunos, professores e pais. Enquanto, para outros não passou de mais uma ferramenta de trabalho pelo que a tecnologia se converteu num instrumento de exposição e de consolidação. As boas práticas exigem políticas educativas eficientes e boas lideranças de escolas, uma adequação do currículo aos tempos actuais para que se assegurem as condições necessárias à implementação de uma nova era na educação – a educação digital…por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6402
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douropor
dc.subjecttecnologias educativaspor
dc.subjectboas práticaspor
dc.subjectcompetências profissionaispor
dc.titleCompetências e saberes na nova era digital: Exemplificação no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage2719por
oaire.citation.startPage2708por
oaire.citation.titleCurrículo, Aprendizagens e Trabalho Docentepor
person.familyNameFlores
person.familyNamePeres
person.familyNameEscola
person.givenNamePaula
person.givenNameAmérico
person.givenNameJoaquim
person.identifier.orcid0000-0003-4924-5212
person.identifier.orcid0000-0002-8694-3354
person.identifier.orcid0000-0002-6676-6928
person.identifier.ridN-8056-2013
person.identifier.scopus-author-id57045700100
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication3dd7bba2-5aa0-49c1-8763-91b227b75e7c
relation.isAuthorOfPublication2996d196-f37b-4ba1-a3d6-3a7bfb219edf
relation.isAuthorOfPublicatione697a959-c439-4035-bc73-d42d2734b1d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery2996d196-f37b-4ba1-a3d6-3a7bfb219edf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_Paula_Flores_2011.pdf
Size:
121 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: