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Caracterização da consciencialização Ambiental da Comunidade do Politécnico do Porto

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Abstract(s)

No decorrer das últimas décadas assistiu-se ao aumento das problemáticas ambientais, assim como à implementação de várias medidas para as combater, contudo, é inadiável a mudança de atitudes e comportamentos através da adoção de um Desenvolvimento Sustentável, sendo as Instituições de Ensino Superior organizações de excelência no contributo para essa mudança. O presente estudo caracterizou a consciencialização ambiental da comunidade do Politécnico do Porto, tendo para o efeito, analisado o seu conhecimento ambiental, atitudes e comportamentos pró- ambientais, assim como a relação entre estes. A recolha de dados foi efetuada através da aplicação de um questionário adaptado do inquérito do programa Eco-Escolas, complementado com questões resultantes da revisão da literatura, tendo-se obtido uma amostra de 3.321 indivíduos, oriundos das várias unidades orgânicas do Politécnico do Porto. Após a sua recolha, os dados foram alvo de tratamento estatístico no programa IBM SPSS Statistics 25. A realização deste estudo permitiu classificar a comunidade do Politécnico do Porto como possuindo maioritariamente, um nível médio/alto de consciência ambiental, assim como um nível alto de conhecimento ambiental e atitudes pró-ambientais e um nível médio de comportamentos pró- ambientais. Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas de consciência ambiental, conhecimento ambiental, atitudes e comportamentos pró-ambientais entre os diferentes grupos das variáveis género, idade e unidade orgânica, assim como, de consciência ambiental, conhecimento ambiental e atitudes pró-ambientais das variáveis, função e habilitações literárias. Não se verificou nenhuma diferença estatisticamente significativa no caso da variável zona onde reside durante o período não letivo. Constatou-se ainda a existência de associações positivas entre conhecimento ambiental, atitudes e comportamentos pró-ambientais. Os dados recolhidos, após tratamento estatístico, foram fornecidos aos responsáveis pela implementação do programa Eco-Escolas/EcoCampus, servindo de ponto de partida para a adoção das medidas de intervenção necessárias para a implementação do programa, culminando com a atribuição do Galardão Eco-Escolas a cinco escolas do Politécnico do Porto. A proposta de intervenção apresentada permitirá o aumento da consciencialização ambiental e do conhecimento ambiental, assim como a melhoria de atitudes e comportamentos pró-ambientais de toda a comunidade, contribuindo de forma ativa para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Over the last few decades, there has been an increase in environmental issues, as well as the implementation of several measures to fight them, however, there is an urgent need to change attitudes and behaviours through the introduction of Sustainable Development, with the contribution of Higher Education Institutions to accomplish this change. This research describes Porto Polytechnic community environmental awareness, having analysed their environmental knowledge, pro-environmental attitudes and behaviours, as well as the correlation between them. Data collection was carried out through the application of a structured questionnaire adapted from the Eco-Schools survey, complemented with questions from the literature review. A sample of 3.321 individuals was obtained in the various organic units from the Porto Polytechnic. After the collection, the data were compiled in the IBM SPSS Statistics 25 program. This research allowed the categorization of the Porto Polytechnic community with a medium/high level of environmental awareness, as well as a high level of environmental knowledge and attitudes pro- environmental and a medium level of pro-environmental behaviour. There were statistical significant differences in terms of environmental awareness, environmental knowledge, pro-environmental attitudes and behaviours between the different groups of the gender, age, and organic unit variables, as well as environmental awareness, environmental knowledge, pro-environmental attitudes and behaviour of the variables, function, and qualifications. In the case of the variable “zone where one´s live during the non-school period” there was no statistical significant difference. It was also found the existence of positive associations between environmental knowledge, pro-environmental behaviours. The collected data, after statistical treatment, were provided to those responsible for implementing the Eco-Schools/EcoCampus program, serving as a starting point for the adoption of the necessary measures for the implementation of the program, resulting in the award of the Eco-Schools Award for Porto Polytechnic five schools. The presented intervention proposal will allow to increase environmental awareness and environmental knowledge, as well as the improvement of pro-environmental attitudes and behaviours of the entire community, actively contribute to the Sustainable Development Goals implementation.

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Keywords

Consciência Ambiental Conhecimento Ambiental Atitudes e Comportamentos Pró- ambientais Desenvolvimento Sustentável Instituições de Ensino Superior Eco-Escolas/EcoCampus

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