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Desenvolvimento e adaptação de videojogo 3D de realidade virtual com narrativas indexicais

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Abstract(s)

O mestrando Marcos Engelhard com o mestrando Bernardo Santos desenvolvem um projeto de um videojogo 3D para a realidade virtual com narrativas indexicais, guiado por índices, para avaliar se é mais imersivo quando comparado com um ambiente de rato e teclado ou consola doméstica. O objetivo do projeto é testar maneiras para prevenir preocupações ao utilizar a realidade virtual como o enjoo do movimento durante a jogabilidade e tornar a experiência mais imersiva ao utilizar os óculos de realidade virtual. Após terminar o protótipo adaptado com a tecnologia da realidade virtual, realizaram-se os testes de usabilidade com sete participantes onde o Marcos e o Bernardo estavam presentes para ajudar caso houvesse falhas técnicas. Os participantes responderam a um questionário de modo anónimo e, uma vez terminado, têm um diálogo com o Marcos e o Bernardo. Com o auxílio dos testes de usabilidade, conclui-se que em realidade virtual é mais imersivo e interativo do que da maneira tradicional com um controlo ou rato e teclado. Os participantes menos experientes não sentiram enjoo do movimento graças a vinheta que diminui o campo de visão. Os participantes com mais experiência tiveram sempre a opção de desabilitar a vinheta. A tecnologia evolui e a realidade virtual não é exceção, nomeadamente, nos videojogos, onde está mais acessível obter os oculus da realidade virtual em casa para jogar ou até desenvolver aplicações ou videojogos para o mesmo.
Marcos Engelhard and Bernardo Santos develop a project about a 3D videogame with Indexical narrative elements, guided to indices, to evaluate whether it’s more immersive than an environment with a mouse, keyboard, or console. The project’s objective is to try ways to prevent concerns by using the Oculus that might cause motion sickness and become more immersive. After finishing the prototype adapted to virtual reality technology, it moved to the usability tests with seven participants. Marcos and Bernardo were present to help in case there were technical issues. Participants responded to an anonymous questionnaire. Once finished, they have a dialogue with Marcos and Bernardo. With the aid of usability tests, it is concluded that virtual reality is more immersive and interactive than the traditional way with control or mouse and keyboard. For less experienced participants, they did not feel motion sickness thanks to the vignette diminishes the field of view. Meanwhile, participants with more experience always had the option to turn off the vignette. Technology evolves, and virtual reality is no exception, namely, in video games, where it is more affordable to get the virtual reality Oculus at home to play, or even develop apps or videogames from it.

Description

Trabalho de projeto

Keywords

Videojogo Realidade virtual Narrativa indexicais Enjoo do movimento Videogame Virtual reality Indexical narratives Motion sickness

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