Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho Costa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorCosta, Carla Sofia de Pinho
dc.date.accessioned2019-10-25T13:18:34Z
dc.date.available2019-10-25T13:18:34Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.description.abstractOs desafios da Escola do século XXI implicam mudanças no desenvolvimento profissional, daí a formação inicial fomentar nos futuros docentes uma atitude reflexiva e crítica que este relatório procura espelhar. Este processo de profissionalização foi promotor da construção da identidade docente, durante o qual foram desenvolvidas as dimensões do saber-ser, do saber-estar e do saber-fazer. O presente documento contempla ações apoiadas no paradigma socioconstrutivista; neste paradigma, a metodologia de investigação-ação apresentou-se como a base de toda a formação, potenciada por um processo dinâmico em espiral cíclica de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Durante o processo de construção, quer ao longo da Prática Educativa Supervisionada quer no âmbito da elaboração deste trabalho escrito de competências e valores, foram mobilizados conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos favoráveis à conceção de um docente enquanto agente de mudança e de transformação, tendo sempre presente que o desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças é o princípio, meio e fim. Foi, por isso, apresentado um olhar mais atento às especificidades de cada criança, propondo-se atividades criativas e contextualizadas espelhadas por momentos prazerosos de construção de conhecimento, num ambiente educativo democrático. Contudo, todo este crescimento só foi possível pela riqueza das interações pedagógicas colaborativas e cooperativas entre a díade, as orientadoras cooperantes, as supervisoras institucionais e as crianças, evidenciando-se um desenvolvimento pessoal e profissional de perfil duplo.pt_PT
dc.description.abstractThe challenges of the 21st Century School imply changes in professional development, so initial education fosters in future teachers a reflective and critical attitude that this report seeks to mirror. This process promoted the construction of the teaching identity and was developed the dimensions of know-how, how-to-behave, and how-to-do. This document contemplates actions based on the socio-constructivist paradigm; In this paradigm, the action research methodology was presented as the basis of the whole training, enhanced by a dynamic cyclical and spiral process of observation, planning, action, reflection, and evaluation. During the construction process, both during the Supervised Educational Practice and in the elaboration of this written work of competences and values was possible to reach scientific, pedagogical, didactic and methodological knowledge, favorable to the conception of a teacher as an agent of change and transformation, always bearing in mind that the cognitive and affective development of children is the beginning, middle, and the end. It was given a closer look at the specifics of each child, proposing creative and contextualized activities followed by pleasurable moments of knowledge development, in an educational democratic environment. However, all this growth was only made possible by the collaborative and cooperative pedagogical interactions between the dyad of the cooperating counselors, the institutional supervisors, and the children, evidencing a dual profile personal and professional development.pt_PT
dc.identifier.tid202339750
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/14749
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectPrática Educativapt_PT
dc.subjectInvestigação-Açãopt_PT
dc.subjectPerfil duplopt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectEducational Practicept_PT
dc.subjectAction Researchpt_PT
dc.subjectDouble Profilept_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Carla Sofia de Pinho Costapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Carla_Costa_2019.pdf
Size:
1.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: