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Ligações adesivas com chanfro interior entre aderentes distintos

datacite.subject.fosConstruções Mecânicaspt_PT
dc.contributor.advisorCampilho, Raul Duarte Salgueiral Gomes
dc.contributor.advisorMoreira, Raul Domingos Ferreira
dc.contributor.authorAlves, David Leal
dc.date.accessioned2017-12-19T10:32:09Z
dc.date.available2017-12-19T10:32:09Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA prática de ligações adesivas, ou coladas, tem sido utilizada em diversas áreas como a indústria automóvel, aeronáutica, naval, componentes de electrónica, civil, madeiras, entre outras, com uma grande relevância. A sua utilização tem surgido em detrimento de outros métodos de ligação tradicionais tais como ligações aparafusadas, rebitadas e soldadas. A expansão da sua utilização a todas as indústrias deve-se essencialmente à facilidade de fabricação, menores custos, facilidade de união entre materiais distintos, melhor resistência à fadiga e distribuição uniforme das tensões. A ligação por chanfro interno é uma das configurações possíveis e viáveis para aplicação pois não exige que se altere a forma inicial do componente. Apresenta ainda vantagens relativamente à distribuição mais uniforme de tensões quando comparada com juntas de sobreposição simples ou dupla, embora haja alguma complexidade na execução. Neste trabalho pretendeu-se fazer o estudo da ligação com chanfro utilizando dois substratos de materiais distintos aplicando diversos ângulos de chanfro. O estudo experimental consistiu no ensaio de tração, permitindo obter as curvas de forçadeslocamento (P-). A análise numérica por Elementos Finitos permitiu realizar um estudo de tensões de arrancamento (σy) e de corte (τxy), utilizando o software ABAQUS®. A utilização de Modelos de Dano Coesivo foi realizada para previsão numérica da resistência das juntas. Constatou-se uma variação significativa do comportamento das juntas consoante o ângulo de chanfro aplicado e adesivo. Como conclusão, considera-se os modelos numéricos adequados para serem usados como ferramenta de validação, embora a lei coesiva a utilizar deva de ser revista e melhorada para os adesivos dúcteis.pt_PT
dc.description.abstractThe practice of adhesive or glued joints has been used in many areas such as automotive and aeronautic industries, navy, electronic components, construction, woods and others, with a big relevance. Their use has emerged to the detriment of other traditional joint methods such as bolted, riveted and welded joints. The expansion of their use in all those industries is essential due to an easy manufacturing, lower costs, easiness to joint different materials, better failure resistance and uniform distribution of stresses. The scarf joint is one of the possible and a viable configurations for application because does not require to change the initial shape of the component. This joint presents other advantages, namely an uniform distribution of the stresses when compared with single and double overlap joints, although it has some complexity in the manufacturing process. The main goal of this work is make a study about scarf joints using two adherents with different materials and varying the scarf angles. The experimental study consists of performing tensile tests and obtaining the load-displacement (P-) curves. The numerical analysis by Finite Elements was performed to obtain peel (σy) and shear (τxy) stresses, using the software ABAQUS®. Cohesive Zone Models (CZM) were used to predict the joint strength. In the end, a significant variation was confirmed on the behavior of the joints depending on the chamfer angle used and the adhesive applied. As a conclusion, numerical models are considered suitable to use as a validation tool, although the cohesive law should be revised and improved for ductile adhesives.pt_PT
dc.identifier.tid201749513pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/10632
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAdesivopt_PT
dc.subjectJuntas com Chanfro Internopt_PT
dc.subjectJuntas Híbridaspt_PT
dc.subjectMétodos de Elementos Finitospt_PT
dc.subjectModelos de Dano Coesivopt_PT
dc.subjectAdhesivept_PT
dc.subjectScarf Jointspt_PT
dc.subjectHybrid Jointspt_PT
dc.subjectFinite Element Methodpt_PT
dc.subjectCohesive Zone Modelspt_PT
dc.titleLigações adesivas com chanfro interior entre aderentes distintospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânicapt_PT

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