Publication
Vilancicos portugueses do século XIV ao XVIII
dc.contributor.author | Bessa, Rui | |
dc.date.accessioned | 2013-12-18T15:58:26Z | |
dc.date.available | 2013-12-18T15:58:26Z | |
dc.date.issued | 2003 | |
dc.description.abstract | A primeira intenção deste artigo é avivar o conhecimento do vilancico, género poético-musical que permaneceu, durante quase dois séculos, no esquecimento da História da Música nacional. Canção genuinamente peninsular, o vilancico português foi mesmo o género mais profusamente conhecido e executado em Portugal, nos séculos XV ao XVIII, e que teve enorme aceitação na Igreja, na corte, na nobreza e no povo. Apesar de pouco conhecido, o vilancico, que começou popular e profano, assumiu-se depois sacro- profano ao entrar nos templos e acabou por ser religioso e imprescindível nos serviços litúrgicos do Ofício e da Missa. Foi motivação para que as igrejas se enchessem de devotos, que procuravam nele o fortalecimento da Fé; de não devotos, que corriam aos templos para os ouvir e ver a espectacularidade com que eram cantados e representados. Esteve presente nos serões e festas comemorativas dos palácios da corte e dos fidalgos. Os dramaturgos, de então, deram-lhe grande relevo ao inclui-lo nas suas peças teatrais. É justo, por isso, que se dê ao vilancico a atenção que merece para que, cada vez mais, seja conhecido e executado. Este é o principal objectivo deste artigo. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/3140 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação do Porto. | por |
dc.relation.ispartofseries | Revista Música, Psicologia e Educação;N.º 5 | |
dc.title | Vilancicos portugueses do século XIV ao XVIII | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 58 | por |
oaire.citation.startPage | 49 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |