Repository logo
 
Publication

Percurso pedestre no Rio Este: contribuição para a educação ambiental e promoção do ensino experimental

dc.contributor.advisorBarros, Piedade
dc.contributor.authorJorge, Suzete
dc.date.accessioned2013-09-17T11:17:56Z
dc.date.available2013-09-17T11:17:56Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO ensino praticado nas nossas escolas necessita ser mais consentâneo com os princípios e valores veiculados pela Educação Ambiental. Pretende-se, com este trabalho, levar os alunos a percepcionar a natureza com um olhar diferente, a estabelecer uma nova relação com o meio, adoptando uma postura pró-activa na defesa do espaço ribeirinho. Por meio de um percurso investigativo ao longo da margem esquerda de um troço do rio Este, na zona envolvente da Escola, os alunos de uma turma do 5º ano estudaram a flora autóctone existente na zona ribeirinha e recolheram amostras de água onde puderam aplicar processos de tratamento. Os temas abordados pertencem aos conteúdos leccionados nas aulas de Ciências da Natureza. Considerando que estas actividades podem ser importantes ferramentas na educação para o ambiente, elaborou-se para o grupo experimental um caderno de campo, que serviu de orientação ao estudo da flora, realizou-se uma actividade prática no laboratório, com a amostra da água recolhida. Posteriormente aplicou-se um teste, para conhecer o grau de conhecimento adquirido após a actividade e, no final, os alunos responderam a um inquérito para se conhecer o seu grau de satisfação. Ainda que os resultados do teste não mostrem diferenças significativas na aquisição de conhecimento em relação à turma não participante no projecto, a interpretação da paisagem mostrou-se um meio eficaz de envolver os alunos, desenvolver sensibilidades, construir conceitos, promover atitudes positivas que vão de encontro a uma Educação Ambiental ligada à cidadania.por
dc.description.abstractThe teaching practiced in our schools needs to be more accordant with the principles and values given by Environmental Education. In this work we intended to lead students to perceive the nature with a different look, to establish a new relationship with the environment and to adopt a proactive attitude in defence of the riparian space. Through an investigation course along the left margin of a stretch of the Este river, located in an area surrounding the school, the students of a 5th year class studied the native flora in the riparian zone, and collected water samples to which they applied treatment processes. The topics addressed are under the contents taught in Nature Sciences classes. Considering the importance of these activities as tools in environmental education, it was made a field guide, which guided the study of the flora, and there was a practical activity in the laboratory, with the water sample collected. Later on, a test was performed to assess the degree of knowledge acquired by the students after the activity and, in the end, they also answered a questionnaire to evaluate their satisfaction degree. Although the test results show no significant differences in the acquisition of knowledge in comparison with the non-participant class in the project, the interpretation of the landscape proved to be an effective way of engaging the students, developing sensitivities, building concepts, and promoting positive attitudes towards an environmental education linked to citizenship.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/1918
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Portopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectPromoção do ensino experimentalpor
dc.subjectRio Estepor
dc.subjectPercurso investigativo pedestrepor
dc.subjectFlora autóctonepor
dc.subjectBiodiversidade vegetalpor
dc.subjectEnvironmental educationpor
dc.subjectExperimental teaching promotionpor
dc.subjectEste riverpor
dc.subjectPedestrian investigation coursepor
dc.subjectNative florapor
dc.subjectPlant biodiversitypor
dc.titlePercurso pedestre no Rio Este: contribuição para a educação ambiental e promoção do ensino experimentalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SuzeteJorge_2011.pdf
Size:
18.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: