Repository logo
 
Publication

Caminhos e desafios da avaliação pedagógica responsiva nos estágios supervisionados no Brasil e em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorDias Graça, Vânia Gabriela
dc.contributor.authorPereira Gonzaga, Katia Valeria
dc.date.accessioned2025-07-21T16:34:32Z
dc.date.available2025-07-21T16:34:32Z
dc.date.issued2025
dc.description.abstractEsta comunicação problematiza o conceito de avaliação pedagógica e os seus princípios, trazendo o que as autoras denominam de avaliação responsiva. Além disso, pretende compreender a sua utilização em contexto de sala de aula, nomeadamente em contexto de formação inicial docente, nas práticas de estágio supervisionado, a partir de um universo restrito de documentos orientadores sobre as práticas avaliativas do processo de ensino e aprendizagem (Plano de unidade curricular e Projeto de curso), disponíveis nos sites das universidades públicas do Brasil e de Portugal para refletir sobre a orientação para essas práticas, e em que medida elas avançam para a prática de avaliação responsiva. A metodologia utilizada para esse percurso é a revisão narrativa, cuja análise da literatura e documentos legais e institucionais são da interpretação e análise crítica pessoal das autoras, a partir do que consideram avaliação responsiva. Os dados foram recolhidos em sites de cinco universidades públicas das diferentes regiões brasileiras e portuguesas, seguindo determinados critérios. Os resultados permitem concluir que há uma tentativa de renovação de concepções teórico-práticas e ferramentas de avaliação, incluindo as digitais, porém, verifica-se ainda uma resistência na conceção e momento que se avalia, distante de uma prática responsiva.por
dc.description.abstractThis paper problematises the concept of pedagogical assessment and its principles, bringing in what the authors call responsive assessment. In addition, it aims to understand its use in the classroom context, namely in the context of initial teacher training, in supervised internship practices, based on a restricted universe of guiding documents on the evaluation practices of the teaching and learning process (Curricular Unit Plan and Course Project), available on the websites of public universities in Brazil and Portugal to reflect on the orientation towards these practices, and to what extent they move towards the practice of responsive evaluation. The methodology used for this journey is a narrative review, whose analysis of the literature and legal and institutional documents is based on the authors' personal interpretation and critical analysis, based on what they consider responsive assessment. The data was collected from the websites of five public universities in different regions of Brazil and Portugal, following certain criteria. The results allow us to conclude that there is an attempt to renew theoretical-practical conceptions and assessment tools, including digital ones, but there is still a resistance in the conception and timing of assessment, far from a responsive practice.eng
dc.identifier.citationGraça, V., & Gonzaga, K. (2025). Caminhos e desafios da avaliação pedagógica responsiva nos estágios supervisionados no brasil e em portugal. PRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning, 8(3), 108–119. https://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6378
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34630/pel.v8i3.6378
dc.identifier.issn2184-1837
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30229
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherCentro de Inovação Pedagógica do Instituto Politécnico do Porto
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectavaliação responsiva
dc.subjectdocumentos curriculares
dc.subjectestágio supervisionado
dc.subjectformação inicial de professores
dc.titleCaminhos e desafios da avaliação pedagógica responsiva nos estágios supervisionados no Brasil e em Portugalpor
dc.title.alternativePaths and challenges of responsive pedagogical assessment in supervised internships in Brazil and Portugaleng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage119
oaire.citation.issue3
oaire.citation.startPage108
oaire.citation.titlePRATICA - Revista Multimédia de Investigação em Inovação Pedagógica e Práticas de E-Learning
oaire.citation.volume8
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameDias Graça
person.familyNamePereira Gonzaga
person.givenNameVânia Gabriela
person.givenNameKatia Valeria
person.identifier.ciencia-id471C-80B5-4DB0
person.identifier.ciencia-id9011-77BB-BABE
person.identifier.orcid0000-0002-7000-7211
person.identifier.orcid0000-0001-8351-9614
relation.isAuthorOfPublicationfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df
relation.isAuthorOfPublication4c883869-304e-4479-8a44-dae44b1026d5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfc043b2e-d808-47aa-940a-3a7d80cf30df

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ART_VâniaGraça_2025.pdf
Size:
231.41 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: