Repository logo
 
Publication

Brincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...

dc.contributor.authorSantos, Sofia
dc.contributor.authorGomes, Diana
dc.contributor.authorMaia, João Sampaio
dc.date.accessioned2015-06-16T10:06:16Z
dc.date.available2015-06-16T10:06:16Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractNeste artigo é analisada a construção do conhecimento matemático num jardim de infância do Porto, através do jogo; em particular, tratamos as formas geométricas e os diagramas de Carroll. Estes temas foram abordados, de uma forma integrada, numa atividade que também envolveu a expressão motora. Esta estratégia revelou-se uma boa forma de motivar as crianças do grupo para conteúdos complexos. Debruçamo-nos neste artigo sobre as fases de observação, planificação, ação e avaliação da atividade. Concluímos que os objetivos traçados foram ao encontro das necessidades e interesses das crianças e que a atividade contribuiu para o seu desenvolvimento integral e integrado.por
dc.description.abstractIn this paper we talk about the building of mathematical knowledge at a public kindergarten, in Porto, through game play; in particular, we address the geometric shapes and Carroll diagrams. These issues were addressed in a joint manner, in an activity that also covered motor expression. This strategy turned out to be useful for motivating preschoolers and engaging them in activities involving complex contents. This text is focused on observation, planning, implementation and evaluation of the activity. We concluded that the targets we set met the needs and interests of children, and that the activity contributed to their overall development.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6300
dc.language.isoporpor
dc.subjectFormas geométricaspor
dc.subjectJardim de infânciapor
dc.subjectJogopor
dc.subjectTabela de dupla entradapor
dc.subjectGame playpor
dc.subjectGeometric shapespor
dc.subjectKindergartenpor
dc.subjectTwo-way tablepor
dc.titleBrincando com formas geométricas e cores: Um pé no Triângulo… Uma mão no Pentágono...por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage10por
oaire.citation.issue2por
oaire.citation.startPage93por
oaire.citation.titleRevista do Centro de Investigação e Inovação em Educaçãopor
oaire.citation.volume2por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Sensos 4 - Brincando com formas geométricas.pdf
Size:
473.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: