Repository logo
 
Publication

A voz narrativa na realização da curta-metragem de ficção “Umbral”

datacite.subject.fosHumanidades::Artespt_PT
dc.contributor.advisorPinheiro, José Alberto
dc.contributor.authorVale, Miguel Andrade do
dc.date.accessioned2024-12-27T11:47:16Z
dc.date.available2024-12-27T11:47:16Z
dc.date.issued2024-12-05
dc.descriptionTrabalho de projeto
dc.description.abstractO presente ensaio explora a Voz Narrativa como um elemento-chave na realização da curta-metragem de ficção Umbral (2024), utilizando as teorias de Gérard Genette sobre níveis narrativos, narrativa metadiegética e metalepse, juntamente com o conceito de "filmes puzzle psicológicos", introduzido por Elliot Panek, que criam uma ambiguidade deliberada e envolvem a audiência numa interpretação ativa. O estudo detalha a construção das personagens de Umbral (2024), nomeadamente do protagonista Edgar, cuja "defesa moral", em interação com a dualidade representada pela personagem da Irmã, atua como um catalisador crucial para o desenrolar da narrativa, criando uma tensão interna que impulsiona o desenvolvimento da história. A análise desenvolvida revela ainda que Umbral (2024) não é apenas uma narrativa sobre crime e castigo, mas sim uma proposta de reflexão sobre o julgamento moral, alcançada através do esforço colaborativo na Realização, Fotografia, Som e Arte. Ao empregar técnicas como a narração alternada, a narrativa metadiegética e a metalepse, para sustentar a ambiguidade, o filme encoraja a audiência a envolver-se profundamente com a história e a interpretar ativamente o seu significado, desafiando a narrativa convencional e criando, em última análise, uma experiência cinematográfica complexa e provocadora.pt_PT
dc.description.abstractThis essay explores the Narrative Voice as a key element in directing the short fiction film Umbral (2024), using Gérard Genette,s theories on narrative levels, metadiegetic narrative, and metalepses, along with the concept of "psychological puzzle films", introduced by Elliot Panek, that create deliberate ambiguity and engage the audience in active interpretation. The study details the process of characters construction, mainly the protagonist Edgar, vvhose "moral defense", in interaction With the duality represented by the character Sister, became a crucial catalyst for the unfolding of the narrative, creating an internal tension that drives the development of the story. The analysis reveals that Umbral (2024) is not just a narrative about crime and punishment but rather a reflection on moral judgment, achieved through the collaborative efforts by the Directing, Photography, Sound, and Art departments. By employing techniques such as alternating narration, metadiegetic narrative, and metalepses to sustain ambiguity, the film encourages the audience to engage deeply With the story, and to actively interpret its meaning, challenging conventional Storytelling, and ultimately creating a complex and thought-provoking cinematic experience.pt_PT
dc.identifier.tid203773039pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26932
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectVoz narrativapt_PT
dc.subjectNarraçãopt_PT
dc.subjectMetadiegesept_PT
dc.subjectFilme puzzlept_PT
dc.subjectDefesa moralpt_PT
dc.subjectNarrative voicept_PT
dc.subjectNarrationpt_PT
dc.subjectMetadiegesispt_PT
dc.subjectPuzzle filmpt_PT
dc.subjectMoral defensept_PT
dc.titleA voz narrativa na realização da curta-metragem de ficção “Umbral”pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Cinema e Fotografia - Especialização em Cinema de Ficçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MiguelVale_2024.pdf
Size:
33.19 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: