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Realidade virtual no ensino de atos de enfermagem: Da simulação à gamificação

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia
datacite.subject.sdg09:Indústria, Inovação e Infraestruturas
dc.contributor.advisorEscudeiro, Paula Maria de Sá Oliveira
dc.contributor.advisorBarata, Ana Margarida Sousa Júlio Mendes
dc.contributor.authorRIBEIRO, MARTA MARIA MOREIRA
dc.date.accessioned2025-11-19T15:42:08Z
dc.date.available2025-11-19T15:42:08Z
dc.date.issued2025-10-17
dc.description.abstractA presente dissertação apresenta o desenho, desenvolvimento e avaliação de uma aplicação de Realidade Virtual gamificada para apoio à formação em enfermagem. O trabalho envolveu a análise de requisitos, desenho da solução, implementação e avaliação da aplicação junto de utilizadores, com o objetivo de promover aprendizagem prática em contexto seguro e controlado. A avaliação foi realizada através de um questionário online (Microsoft Forms) e do Quantitative Evaluation Framework (QEF), considerando três dimensões principais: Funcionalidade, Experiência de Jogo e Qualidade Técnica. Os resultados evidenciam um elevado índice de qualidade global de 91%, refletindo o equilíbrio entre desempenho técnico, envolvimento do utilizador e imersão na experiência de aprendizagem. Foram identificadas limitações relativas à contagem de tempo, interpretação de questões sobre estímulo e adaptabilidade, bem como restrições na amostra de testes devido à disponibilidade de equipamento e à aprovação ética. O estudo demonstra o potencial da integração de simulação em Realidade Virtual e estratégias de gamificação como ferramentas eficazes para a formação em enfermagem, oferecendo oportunidades para evolução futura, expansão para outros contextos da saúde e melhoria contínua da experiência pedagógica.por
dc.description.abstractThis dissertation presents the design, development and evaluation of a gamified virtual reality application to support nursing education. The study encompassed requirements analysis, solution design, implementation, and user evaluation, aiming to foster practical learning in a safe and controlled environment. Evaluation was conducted using an online questionnaire (Microsoft Forms) and the Quantitative Evaluation Framework (QEF), considering three main dimensions: Functionality, Game Experience, and Technical Quality. Results demonstrate a high overall quality index of 91%, reflecting a balance between technical performance, user engagement, and immersion in the learning experience. Limitations were identified regarding time tracking, interpretation of stimulation and adaptability questions, and constraints in test sample size due to equipment availability and ethical approval. The study highlights the potential of integrating virtual reality simulation and gamification strategies as effective tools for nursing education, providing opportunities for future development, expansion to other healthcare contexts, and continuous improvement of the pedagogical experience.eng
dc.identifier.tid204034019
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30988
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectRealidade Virtual
dc.subjectgamificação
dc.subjectenfermagem
dc.subjecteducação
dc.subjectjogos sérios
dc.subjectVirtual reality
dc.subjectGamification
dc.subjectNursing
dc.subjectEducation
dc.subjectSerious games
dc.titleRealidade virtual no ensino de atos de enfermagem: Da simulação à gamificaçãopor
dc.title.alternativeVirtual reality in teaching nursing procedures: From simulation to gamificationeng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Informática

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