Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.authorGaspar, Rafaela Calças
dc.date.accessioned2020-08-07T11:16:14Z
dc.date.available2020-08-07T11:16:14Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractA Prática Educativa Supervisionada (PES) visa o desenvolvimento de competências profissionais em situação real, promovendo ao professor estagiário a possibilidade de integrar saberes adquiridos e de construir saberes experienciais inerentes da profissão na intervenção e na resolução de problemas emergentes na e da prática. Destarte, o presente relatório reflete o processo formativo da mestranda, espelhando o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional, resultante da prática educativa concretizada nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Assim, durante o processo formativo, a PES permitiu o desenvolvimento profissional num perfil duplo e, neste sentido, a compreensão da especificidade de cada nível educativo e das dimensões que os unem. Por conseguinte, facultou a mobilização de referenciais teóricos e legais que permitiram concretizar práticas fundamentadas e reflexões críticas, a adequação metodológica aos contextos de educação e, por conseguinte, a construção de saberes experienciais inerentes à profissionalidade docente. Assim, releva-se o processo colaborativo de partilha, a construção de conhecimento que favoreceu e enriqueceu o saber profissional e a Metodologia Investigação-Ação, cujos processos foram essenciais na construção do docente questionador e reflexivo. Esta permitiu a concretização de práticas pedagógicas inovadoras e conscientes, sendo estas sustentadas numa observação contínua dos contextos educativos onde foi desenvolvida a Prática Educativa Supervisionada. Deste modo, foi possível iniciar a Identidade Profissional Docente num espaço situado e aberto que permitiu construir um perfil docente que saberá ser e estar na profissão.pt_PT
dc.description.abstractThe Supervised Educational Practice (SEP) aims to develop professional skills in real life situations, promoting the possibility for the trainee teacher to integrate acquired knowledge and build experiential knowledge inherent to the career in the intervention and problem solving emerging in and from the practice. This report displays the training process of the master’s student, reflecting its personal, social, and professional development, resulting from the educational practice in the context of Preschool Education and Primary School Teaching. Therefore, during the training process, SEP contributed to the professional development in a double profile, and the comprehension of each educational level specificity and the dimensions that unite them. It provided the mobilization of theoretical and legal references that allowed the materialization of substantiated practices and critical reflections, methodological adaptation to the education contexts and thus building the experiential knowledge inherent to the teaching professionality. The collaborative sharing process, the construction of knowledge that favored and enriched the professional knowledge, and the Research-Action methodology, whose processes were essential to shape the questioner and reflexive teacher, are highlighted. It provided the substantiation of innovative and conscious pedagogical practices, sustained by a continuous observation of the educational contexts where SEP was developed. Therefore, it was possible to launch the Professional Teaching Identity in an open and situated space that allowed the construction of a teaching profile that will know how to be in its career.pt_PT
dc.identifier.tid202698297
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/16186
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectPreschool Education and Primary School Teachingpt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectSupervised Educational Practicept_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_RafaelaGaspar_2020.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format