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Falar, ler e escrever no Jardim de Infância: como a investigação suporta a ação

dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorBrandão, Sara
dc.contributor.authorCosta, Lurdes
dc.contributor.authorSantos, Sandra
dc.date.accessioned2019-12-19T12:26:14Z
dc.date.available2019-12-19T12:26:14Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO programa Falar, ler e escrever no jardim de infância – FLE-JI resultou da integração e reflexão de dois projetos de intervenção no âmbito da literacia emergente – Melhor falar para melhor ler (Viana, 2001) e uma linha de ação do projeto Litteratus (Ribeiro, 2007). Tem como objetivo proporcionar a educadores de infância um conjunto estruturado de atividades que contribuam para o desenvolvimento das competências de literacia emergente. A importância de um trabalho sistemático nesta área é justificada pelo impacto destas competências na aprendizagem da leitura e da escrita, amplamente confirmado pela investigação (Coyne, McCoach, & Kapp, 2007; Haney & Hill, 2004; Kassow, 2006; Whitehurst & Lonigan, 1998). Trata-se de um programa desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e alguns jardins de infância, produto de um trabalho de vários anos que alia os resultados da investigação sobre literacia emergente à implementação e avaliação sistemáticas das suas atividades. Neste capítulo apresentam-se os objetivos, as opções tomadas, a justificação das mesmas e, sempre que relevante, inclui-se uma apreciação sobre o processo de implementação. A implementação do FLE-JI foi efetuada em articulação com educadoras de infância do Agrupamento de Escolas D. Maria II e Vale do Este, do Concelho de Vila Nova de Famalicão e do Agrupamento Vertical de Briteiros. Este trabalho em parceria permitiu analisar com as educadoras a adequabilidade do modelo adotado, o desenvolvimento partilhado de propostas de atividades e o seu ensaio com as crianças. Este último aspeto foi particularmente importante, facultando informações que permitiram avaliar a reação das crianças, as mudanças nos seus conhecimentos e competências, bem como as dificuldades encontradas na concretização do programa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8619-24-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15160
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEditora Lusoinfo Multimédiapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://loja.lusoinfo.com/falar-ler-e-escreverpt_PT
dc.titleFalar, ler e escrever no Jardim de Infância: como a investigação suporta a açãopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage73pt_PT
oaire.citation.startPage44pt_PT
oaire.citation.titleFalar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância (2.ª ed. revista)pt_PT
person.familyNameBaptista
person.givenNameAdriana
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
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