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Falar, ler e escrever no Jardim de Infância: como a investigação suporta a ação
dc.contributor.author | Viana, Fernanda Leopoldina | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Iolanda | |
dc.contributor.author | Baptista, Adriana | |
dc.contributor.author | Brandão, Sara | |
dc.contributor.author | Costa, Lurdes | |
dc.contributor.author | Santos, Sandra | |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T12:26:14Z | |
dc.date.available | 2019-12-19T12:26:14Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O programa Falar, ler e escrever no jardim de infância – FLE-JI resultou da integração e reflexão de dois projetos de intervenção no âmbito da literacia emergente – Melhor falar para melhor ler (Viana, 2001) e uma linha de ação do projeto Litteratus (Ribeiro, 2007). Tem como objetivo proporcionar a educadores de infância um conjunto estruturado de atividades que contribuam para o desenvolvimento das competências de literacia emergente. A importância de um trabalho sistemático nesta área é justificada pelo impacto destas competências na aprendizagem da leitura e da escrita, amplamente confirmado pela investigação (Coyne, McCoach, & Kapp, 2007; Haney & Hill, 2004; Kassow, 2006; Whitehurst & Lonigan, 1998). Trata-se de um programa desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e alguns jardins de infância, produto de um trabalho de vários anos que alia os resultados da investigação sobre literacia emergente à implementação e avaliação sistemáticas das suas atividades. Neste capítulo apresentam-se os objetivos, as opções tomadas, a justificação das mesmas e, sempre que relevante, inclui-se uma apreciação sobre o processo de implementação. A implementação do FLE-JI foi efetuada em articulação com educadoras de infância do Agrupamento de Escolas D. Maria II e Vale do Este, do Concelho de Vila Nova de Famalicão e do Agrupamento Vertical de Briteiros. Este trabalho em parceria permitiu analisar com as educadoras a adequabilidade do modelo adotado, o desenvolvimento partilhado de propostas de atividades e o seu ensaio com as crianças. Este último aspeto foi particularmente importante, facultando informações que permitiram avaliar a reação das crianças, as mudanças nos seus conhecimentos e competências, bem como as dificuldades encontradas na concretização do programa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8619-24-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/15160 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Editora Lusoinfo Multimédia | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://loja.lusoinfo.com/falar-ler-e-escrever | pt_PT |
dc.title | Falar, ler e escrever no Jardim de Infância: como a investigação suporta a ação | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 73 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 44 | pt_PT |
oaire.citation.title | Falar, ler e escrever. Propostas integradoras para jardim de infância (2.ª ed. revista) | pt_PT |
person.familyName | Baptista | |
person.givenName | Adriana | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2576-7446 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50 | |
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