Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio de Inês Almeida Santos

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorAlves, Cristina Isabel Ferreira
dc.contributor.advisorGraça, Vânia Gabriela Dias
dc.contributor.authorSantos, Inês Almeida
dc.date.accessioned2025-07-31T12:52:22Z
dc.date.available2025-07-31T12:52:22Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente relatório de estágio insere-se na Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada, pertencente ao plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e constitui-se como um documento de profissionalização para um perfil duplo docente. Este relatório foca-se na descrição, análise e reflexão das práticas educativas desenvolvidas em ambos os contextos, mobilizando conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos, articulados com os documentos orientadores curriculares. As práticas foram sustentadas numa perspetiva socioconstrutivista, através da metodologia de investigação-ação, permitindo uma intervenção sistemática, cíclica e ajustada ao contexto educativo. Privilegiou-se a promoção de aprendizagens significativas, centradas na criança como agente ativo do seu processo de desenvolvimento, cabendo ao docente o papel de mediador. A intencionalidade pedagógica esteve presente em todas as decisões educativas, assegurando a coerência com os objetivos definidos e as necessidades do grupo. O envolvimento da comunidade educativa e das famílias foi igualmente valorizado, numa lógica de cooperação e partilha, potenciando práticas mais ricas e contextualizadas. O trabalho colaborativo entre todos os intervenientes contribuiu para a construção de uma prática reflexiva e crítica. A reflexão, enquanto eixo estruturante de todo o processo, revelou- se essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda, permitindo a construção progressiva de uma identidade docente sólida, consolidando competências para a docência de perfil duplo, comprometida com uma educação de qualidade e o sucesso dos alunos.por
dc.description.abstractThis internship report is part of the Supervised Educational Practice curricular unit, which is part of the study plan for the 2nd year of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching, and is a professionalisation document for a dual teacher profile. This report focuses on describing, analysing and reflecting on the educational practices developed in both contexts, mobilising scientific, pedagogical and didactic knowledge, in conjunction with the curriculum's guiding documents. The practices were based on a socioconstructivist perspective, using action research methodology, allowing for systematic, cyclical intervention, adjusted to the educational context. Priority was given to promoting meaningful learning, centred on the child as an active agent in their development process, with the teacher playing the role of mediator. Pedagogical intent was present in all educational decisions, ensuring consistency with the defined objectives and the needs of the group. The involvement of the educational community and families was also valued, in a logic of cooperation and sharing, fostering richer and more contextualised practices. Collaborative work between all those involved contributed to building a reflective and critical practice. Reflection, as the structuring axis of the whole process, proved to be essential for the master's student's personal and professional development, enabling the progressive construction of a solid teaching identity, consolidating competences for dual-profile teaching, committed to quality education and student success.eng
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30285
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrática educativa supervisionada
dc.subjectCriança
dc.subjectAprendizagem
dc.subjectTrabalho colaborativo
dc.subjectSupervised educational practice
dc.subjectChild
dc.subjectLearning
dc.subjectCollaborative work
dc.titleRelatório de estágio de Inês Almeida Santospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Inês Santos_2025.pdf
Size:
1.82 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: