Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Daniela Fernandes_2021.pdf19.48 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O relatório de estágio de qualificação profissional para a obtenção de grau de mestre foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico e espelha o percurso desenvolvido em contexto de estágio em ambas as valências. Para este percurso formativo de perfil duplo foram mobilizados conhecimentos pedagógicos, didáticos e científicos que se articularam com o conhecimento construído na prática educativa pelo desenvolvimento de atividades e/ou projetos na EPE e no 1º CEB. A metodologia desenvolvida ao longo da prática supervisionada foi a investigação-ação pelos processos de observação, planificação, ação e reflexão, que permitiram uma postura investigativa e reflexiva no decorrer da ação educativa onde se privilegiou a transversalidade de saberes partindo da identificação das dificuldades e interesses das crianças. Desta forma, o desenvolvimento profissional da futura docente de perfil duplo teve por base uma aprendizagem colaborativa e partilhada com as crianças, as docentes cooperantes, as docentes institucionais,o seu par pedagógico e, ainda, a comunidade escolar onde se desenvolveu a prática educativa. Neste processo foram construídos conhecimentos basilares para o futuro como profissional na área da educação, que foram possibilitados pelas interações e atividades planeadas para a aprendizagem das crianças sempre numa pedagogia de escuta e participação, com o docente no papel de orientador.
The professional qualification internship report for obtaining a master's degree was developed within the Supervised Educational Practice course unit, included in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and reflects the path developed in the context of internship in both valences. For this training path with a double profile, were mobilized pedagogical, didactic and scientific knowledge which articulated with the knowledge built in educational practice through the development of activities and/or projects in the EPE and in the 1st CEB. The methodology developed during the supervised practice was action-research through the processes of observation, planning, action and reflection, that allowed an investigative and reflective posture during the educational action, which favored the transversality of knowledge based on the identification of difficulties and interests of children. In this way, the professional development of the future teacher with a double profile was based on collaborative and shared learning with children, cooperating teachers, institutional teachers, their pedagogical peers, and aiso the school community where the educational practice was developed. In this process, basic knowledge for the future as a professional in the field of education was built,which were made possible by interactions and activities planned for children's learning, always in a pedagogy of listening and participation, with the teacher in the role of advisor

Description

Keywords

Perfil duplo Prática educativa Metodologia investigação-ação Aprendizagem colaborativa Double perfil Educational practice Research-action methodology Collaborative learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License