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Desenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a prática

dc.contributor.authorViana, Fernanda Leopoldina
dc.contributor.authorRibeiro, Iolanda
dc.contributor.authorBaptista, Adriana
dc.contributor.authorBrandão, Sara
dc.contributor.authorCadime, Irene
dc.contributor.authorSantos, Sandra
dc.date.accessioned2019-12-19T13:12:42Z
dc.date.available2019-12-19T13:12:42Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO programa Desenvolvendo Competências de Letramento Emergente (DECOLE) consiste em uma adaptação para o Brasil do programa Falar, Ler e Escrever: Propostas Integradoras para Jardim de Infância – FLE-JI (VIANA; RIBEIRO, 2014), o qual resultou da integração e reflexão de dois projetos de intervenção no âmbito do letramento emergente – Melhor falar para melhor ler (VIANA, 2002) e uma linha de ação do projeto Litteratus (RIBEIRO et al., 2007). Tem como objetivo proporcionar aos professores da educação infantil um conjunto estruturado de atividades que contribuam para o desenvolvimento das competências de letramento emergente. A importância de um trabalho sistemático nessa área é justificada pelo impacto dessas competências na aprendizagem da leitura e da escrita, amplamente confirmado pela investigação (COYNE; MCCOACH; KAPP, 2007; HANEY; HILL, 2004; KASSOW, 2006; WHITEHURST; LONIGAN, 1998). O programa original (FLE-JI) foi desenvolvido no âmbito de uma parceria entre a Universidade do Minho e alguns jardins de infância, consistindo no produto de um trabalho de vários anos, que alia os resultados da investigação sobre letramento emergente à implementação e à avaliação sistemáticas das suas atividades. Nesse sentido, o programa foi implementado de maneira experimental em alguns agrupamentos escolares de Portugal nos períodos de 2008 a 2011, em articulação com educadoras de infância. Esse trabalho em parceria permitiu analisar com as educadoras a adequação do modelo adotado, o desenvolvimento partilhado de propostas de atividades e o seu ensaio com as crianças. Esse último aspecto foi particularmente importante, proporcionando informações que permitiram avaliar a reação das crianças, as mudanças nos seus conhecimentos e competências, bem como as dificuldades encontradas na concretização do programa. Considerando-se os resultados positivos obtidos (RIBEIRO; COSTA; BRANDÃO, 2014), decidiu-se pela criação de uma versão brasileira do programa. Neste capítulo, apresentam-se os objetivos, as opções tomadas na construção dos programas (tanto do FLE-JI quanto do DECOLE) e suas justificativas teóricas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-85-8429-108-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15163
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherPenso Editorapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://m.grupoa.com.br/decole-p990421
dc.titleDesenvolvendo competências de letramento emergente na pré-escola: como a investigação sustenta a práticapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleDECOLE-Desenvolvendo competências de letramento emergentept_PT
person.familyNameBaptista
person.givenNameAdriana
person.identifier.orcid0000-0003-2576-7446
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd8c9e37c-122f-41ba-861f-288e1d76ad50
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