Repository logo
 
Publication

A participação: uma âncora para o sucesso educativo

dc.contributor.advisorAraújo, Deolinda
dc.contributor.authorSilva, Sofia Ribeiro da
dc.date.accessioned2015-11-13T12:40:16Z
dc.date.available2015-11-13T12:40:16Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO presente documento reflete o desenvolvimento de um projeto de Educação e Intervenção Social num agrupamento de Escolas TEIP. Ancorado na metodologia de Investigação-ação participativa, o projeto partiu da auscultação dos sentires, perceções e vivências dos sujeitos que integram esta realidade social e desenvolveu-se passando pela reflexão sobre a relação pedagógica entre a escola, professores e a família e do seu contributo para o sucesso educativo dos jovens. A utilização de vários métodos e técnicas permitiu recolher e analisar a informação de onde emergiram vários problemas e perceber as necessidades subjacentes a esses problemas, para as quais foi delineado um projeto de intervenção social e educativa. No âmbito deste projeto, enquadrado pela Educação Social, procurou-se que os diferentes agentes educativos refletissem sobre os seus problemas e pela via da participação procurassem dar resposta a esses mesmos problemas. O projeto, “A participação: Uma âncora para o sucesso educativo”, fruto de um trabalho conjunto dos vários participantes, possibilitou a melhoria das relações entre os intervenientes educativos (jovens, famílias desses jovens, professores, assistentes operacionais e administrativos e diretor) e a transformação da escola num espaço especialmente mais rico em relações e ações com carácter inovador.pt_PT
dc.description.abstractThe present document reflects the development of an Education and Social Intervention project in a grouping of TEIP Schools. Based on the Participatory Investigation-action methodology, the project parted from the hearing of feelings, perceptions and life experiences of the individuals who integrate this social reality and it developed through the reflection about the pedagogical relationship between the school, teachers and family and their contribute to the youngsters educational success. The use of several methods and techniques allowed to collect and analyse the information of where several problems emerged and understand the subjacent needs to those problems, to which was drawn a project of social and educational intervention. In the setting of this project, framed by Social Education, it was intended that the educational agents reflected about their problems and through participation search answers to those problems. The project “The participation: An anchor to educational success” fruit of the work of several participators, enabled the improvement of the relationship between the educational intervenients (youngsters, their families, teachers, operational assistants, administratives and school principal) and the transformation of the school in a space specially richer in actions and relationships with innovator character.pt_PT
dc.identifier.tid201174030
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6892
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducação Socialpt_PT
dc.subjectSocial Educationpt_PT
dc.subjectSucesso educativo
dc.subjectParticipação
dc.subjectEducational Sucess
dc.subjectParticipation and pedagogical relationship
dc.titleA participação: uma âncora para o sucesso educativopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação e Intervenção Social - Especialização em Desenvolvimento Comunitário e Educação de Adultospt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SofiaRibeiroSilva_2015.pdf
Size:
4.86 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: