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Authors
Abstract(s)
A presente dissertação centra-se no desenvolvimento de uma framework conceptual para apoiar
a implementação dos subprojetos WP 3.7 – Performance and Management of Sea and Dry Ports
e WP 3.8 – Smart Berth Planning, integrados no projeto Nexus. O estudo nasce da necessidade
de responder a desafios crescentes de eficiência operacional, integração tecnológica e
sustentabilidade no setor portuário, num contexto em que a digitalização e a interoperabilidade
se afirmam como elementos-chave para a competitividade global.
Numa primeira fase, foi realizada uma revisão bibliográfica e documental detalhada, analisando
deliverables e relatórios técnicos de projetos europeus de referência, MAGPIE, MultiRELOAD,
PIONEERS, SEAMLESS, DynaPort e ForFreight. Esta análise permitiu identificar requisitos
funcionais e não funcionais alinhados com os objetivos estratégicos de cada work package, bem
como mapear metodologias e soluções já testadas no contexto portuário.
Para o WP 3.7, a investigação destacou a importância da integração de dados provenientes de
múltiplas fontes (TOS, PCS, ERP, JUL, sensores IoT, AIS, meteorologia), da definição e cálculo
de KPIs operacionais, ambientais e económicos, da visualização em tempo real através de Digital
Twins e da incorporação de métricas de sustentabilidade e qualidade. Já no WP 3.8, o foco está
no desenvolvimento de algoritmos de previsão e otimização de alocação de cais, na simulação
de cenários alternativos (what-if), na coordenação multi-ator e no replaneamento dinâmico,
visando reduzir tempos de espera e maximizar a utilização da infraestrutura portuária.
Com base nesta análise, foram estruturadas duas framework modulares e interoperáveis,
organizadas em camadas funcionais que abrangem aquisição e integração de dados, análise e
apresentação de indicadores, visualização e colaboração, e governança e sustentabilidade. Tal
framework constitui toda a informação dos documentos de cada projeto em qual workpackage é
relevante, servindo de base para a elaboração de um roadmap de implementação que detalhe
fases, responsabilidades, recursos e métricas de sucesso.
Os resultados obtidos evidenciam que a aplicação das framework pode potenciar ganhos
significativos de eficiência, previsibilidade e sustentabilidade nas operações portuárias, ao
mesmo tempo que promove a colaboração entre stakeholders e a replicabilidade em diferentes
contextos. Este trabalho contribui, assim, para o avanço do conhecimento na área da gestão
portuária e logística, oferecendo uma abordagem prática, fundamentada e adaptável às exigências
atuais do setor.
Description
Keywords
Framework Seaports Berth Planning KPIs Sustainability Port Digitalization Digital-Twins Roadmap Portos Marítimos Planeamento de Cais Sustentabilidade Digitalização Portuária
