Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O crowdfunding como fonte de financiamento em Portugal: uma perspectiva dos promotores e gestores de plataformas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MGO_GE_JoanaRabaƧa_2018.pdf798.12 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O desenvolvimento de plataformas de crowdfunding na web produziu novas maneiras de abordar a captação de recursos, beneficiando das contribuições de um elevado número de patrocinadores para financiar pequenas empresas ou iniciativas baseadas em projetos. Nos últimos anos suscitou grande interesse no entanto a taxa de sucesso permanece relativamente baixa a aferir pelos dados das plataformas da web. O problema identificado entre o crescimento do crowdfunding e as suas taxas de sucesso induziu a questão geral que conduziu este estudo: como obtêm os promotores de projetos e pequenas empresas os conhecimentos sobre como utilizar o crowdfunding com sucesso? A resposta a esta questão conduziu a um estudo de caso por anÔlise exploratória consistindo em entrevistas a cinco promotores portugueses de projetos e pequenas empresas que utilizaram com sucesso o financiamento colaborativo para iniciar e fazer crescer os seus negócios. Além disso, foram entrevistadas três plataformas da web que operam em Portugal. Os dados recolhidos das entrevistas semiestruturadas e dos projetos de crowdfunding inseridos nas plataformas da Internet, permitiram identificar os pontos em comum e as diferenças, sendo os resultados posteriormente analisados por temas. As conclusões apontam para que os criadores de projetos e promotores de pequenas empresas devam ter amplas redes sociais, divulgar uma narrativa cativante e criar conteúdos de elevada qualidade com vídeos e recursos tecnológicos da internet interativa, incluir vÔrios níveis de recompensas com valor para os potenciais financiadores, e estar preparados para envolver uma parte significativa do seu tempo no projeto. Além disso, os pequenos empresÔrios devem entender os custos e riscos das iniciativas de crowdfunding. Incorporar estas estratégias pode ajudÔ-los a aumentar as probabilidades de beneficiarem com sucesso do financiamento colaborativo. O estudo permitiu melhorar a compreensão do que motiva os apoiantes a participar no financiamento colaborativo, e enfatizar os passos essenciais que devem ser levados em consideração pelos promotores dos projetos, para que possa atrair o interesse e ser utilizado com sucesso nas suas prÔticas de mercado.

Description

Keywords

Crowdfunding Promotores Investidores Plataformas Estudo de caso Social network Founders Funders Platforms Case study

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License