Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
798.12 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O desenvolvimento de plataformas de crowdfunding na web produziu novas maneiras de abordar a
captação de recursos, beneficiando das contribuições de um elevado número de patrocinadores
para financiar pequenas empresas ou iniciativas baseadas em projetos. Nos Ćŗltimos anos suscitou
grande interesse no entanto a taxa de sucesso permanece relativamente baixa a aferir pelos dados
das plataformas da web.
O problema identificado entre o crescimento do crowdfunding e as suas taxas de sucesso induziu a
questão geral que conduziu este estudo: como obtêm os promotores de projetos e pequenas
empresas os conhecimentos sobre como utilizar o crowdfunding com sucesso?
A resposta a esta questão conduziu a um estudo de caso por anÔlise exploratória consistindo em
entrevistas a cinco promotores portugueses de projetos e pequenas empresas que utilizaram com
sucesso o financiamento colaborativo para iniciar e fazer crescer os seus negócios. Além disso,
foram entrevistadas trĆŖs plataformas da web que operam em Portugal. Os dados recolhidos das
entrevistas semiestruturadas e dos projetos de crowdfunding inseridos nas plataformas da Internet,
permitiram identificar os pontos em comum e as diferenƧas, sendo os resultados posteriormente
analisados por temas.
As conclusƵes apontam para que os criadores de projetos e promotores de pequenas empresas
devam ter amplas redes sociais, divulgar uma narrativa cativante e criar conteĆŗdos de elevada
qualidade com vĆdeos e recursos tecnológicos da internet interativa, incluir vĆ”rios nĆveis de
recompensas com valor para os potenciais financiadores, e estar preparados para envolver uma
parte significativa do seu tempo no projeto. AlƩm disso, os pequenos empresƔrios devem entender
os custos e riscos das iniciativas de crowdfunding. Incorporar estas estratƩgias pode ajudƔ-los a
aumentar as probabilidades de beneficiarem com sucesso do financiamento colaborativo.
O estudo permitiu melhorar a compreensão do que motiva os apoiantes a participar no
financiamento colaborativo, e enfatizar os passos essenciais que devem ser levados em
consideração pelos promotores dos projetos, para que possa atrair o interesse e ser utilizado com
sucesso nas suas prƔticas de mercado.
Description
Keywords
Crowdfunding Promotores Investidores Plataformas Estudo de caso Social network Founders Funders Platforms Case study