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D. Juan de E.T.A. Hoffmann e don gionvanni de lorenzo da ponte – análise comparativa e intertextual
dc.contributor.author | Ustimenko, Maria Helena Guimarães | |
dc.date.accessioned | 2013-10-22T13:48:28Z | |
dc.date.available | 2013-10-22T13:48:28Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | Através da análise comparativo/intertextual do conto Don Juan, de E.T.A. Hoffmann e do libreto da ópera Don Giovanni, de Mozart, da autoria de Lorenzo da Ponte, o objectivo deste artigo foi pôr em relevo a relação intrínseca, presente em muitas das obras de E.T.A. Hoffmann, entre a escrita e a música, explicável pela enorme sensibilidade musical deste autor, a que não só dedicou a sua vida, como também produziu várias obras musicais. Tal como na ópera Don Giovanni, de Mozart, a escrita de Hoffmann é dirigida por uma batuta imaginária, apresentando o suspense próprio dos enigmas, cuja revelação é suspensa por um entreacto – neste caso, uma carta escrita a um amigo, em que nos é apresentada uma reformulação do mito de Don Juan – entreacto este que vem prolongar o mistério e nos encaminha para um finale, em que a progressão da melodia e a sequência narrativa se unem mais uma vez. Por seu turno, na análise puramente intertextual, é feita uma tentativa de estabelecer, de forma clara, os paralelismos existentes com o pré-texto, isto é, com o libreto da autoria de Lorenzo da Ponte, bem como com outros pré-textos presentes no texto de forma mais esbatida, mas cujo peso é, também ele, significativo para a criação do novo mito de Don Juan, um homem sempre consciente do absurdo da existência, interpretação esta que abriu caminho para novas abordagens do mito, do herói e da história. Tal como em muitas outras obras, o pós-texto procura, em geral, apropriar-se do texto pressuposto, tentando ultrapassá-lo em mestria, o que acontece com este texto de Hoffmann, literária e semanticamente mais rico que o seu pré-texto. | por |
dc.identifier.doi | 10.34630/polissema.vi5.3344 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1645-1937 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/2430 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto | por |
dc.relation.publisherversion | https://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3344 | por |
dc.subject | E.T.A. Hoffmann | por |
dc.subject | Intertextualidade | por |
dc.subject | Mozart | por |
dc.subject | Música | por |
dc.title | D. Juan de E.T.A. Hoffmann e don gionvanni de lorenzo da ponte – análise comparativa e intertextual | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Porto | por |
oaire.citation.endPage | 56 | por |
oaire.citation.startPage | 49 | por |
oaire.citation.title | Polissema | por |
oaire.citation.volume | 5 | por |
person.familyName | Guimarães Ustimenko | |
person.givenName | Maria Helena | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6050-1443 | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |
relation.isAuthorOfPublication | 4d87d311-485a-4975-8378-10f986853dbc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 4d87d311-485a-4975-8378-10f986853dbc |