Repository logo
 
Publication

D. Juan de E.T.A. Hoffmann e don gionvanni de lorenzo da ponte – análise comparativa e intertextual

dc.contributor.authorUstimenko, Maria Helena Guimarães
dc.date.accessioned2013-10-22T13:48:28Z
dc.date.available2013-10-22T13:48:28Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractAtravés da análise comparativo/intertextual do conto Don Juan, de E.T.A. Hoffmann e do libreto da ópera Don Giovanni, de Mozart, da autoria de Lorenzo da Ponte, o objectivo deste artigo foi pôr em relevo a relação intrínseca, presente em muitas das obras de E.T.A. Hoffmann, entre a escrita e a música, explicável pela enorme sensibilidade musical deste autor, a que não só dedicou a sua vida, como também produziu várias obras musicais. Tal como na ópera Don Giovanni, de Mozart, a escrita de Hoffmann é dirigida por uma batuta imaginária, apresentando o suspense próprio dos enigmas, cuja revelação é suspensa por um entreacto – neste caso, uma carta escrita a um amigo, em que nos é apresentada uma reformulação do mito de Don Juan – entreacto este que vem prolongar o mistério e nos encaminha para um finale, em que a progressão da melodia e a sequência narrativa se unem mais uma vez. Por seu turno, na análise puramente intertextual, é feita uma tentativa de estabelecer, de forma clara, os paralelismos existentes com o pré-texto, isto é, com o libreto da autoria de Lorenzo da Ponte, bem como com outros pré-textos presentes no texto de forma mais esbatida, mas cujo peso é, também ele, significativo para a criação do novo mito de Don Juan, um homem sempre consciente do absurdo da existência, interpretação esta que abriu caminho para novas abordagens do mito, do herói e da história. Tal como em muitas outras obras, o pós-texto procura, em geral, apropriar-se do texto pressuposto, tentando ultrapassá-lo em mestria, o que acontece com este texto de Hoffmann, literária e semanticamente mais rico que o seu pré-texto.por
dc.identifier.doi10.34630/polissema.vi5.3344pt_PT
dc.identifier.issn1645-1937
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/2430
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Portopor
dc.relation.publisherversionhttps://parc.ipp.pt/index.php/Polissema/article/view/3344por
dc.subjectE.T.A. Hoffmannpor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectMozartpor
dc.subjectMúsicapor
dc.titleD. Juan de E.T.A. Hoffmann e don gionvanni de lorenzo da ponte – análise comparativa e intertextualpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopor
oaire.citation.endPage56por
oaire.citation.startPage49por
oaire.citation.titlePolissemapor
oaire.citation.volume5por
person.familyNameGuimarães Ustimenko
person.givenNameMaria Helena
person.identifier.orcid0000-0002-6050-1443
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication4d87d311-485a-4975-8378-10f986853dbc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4d87d311-485a-4975-8378-10f986853dbc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A_HelenaGuimaraes_2005.pdf
Size:
264.78 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: