Publication
O ensino da metrologia e a metrologia no ensino
dc.contributor.author | Alberto, António Silveira Dias Pinto | |
dc.contributor.author | Jacob, Frederico Lázaro | |
dc.date.accessioned | 2019-03-27T15:49:43Z | |
dc.date.available | 2019-03-27T15:49:43Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | A Metrologia, como ciência da medição e suas aplicações, tem uma importância vastamente reconhecida em todas as áreas da atividade humana onde são necessárias medições exatas que garantam a confiança do utilizador e a sua universalidade. Como área científica que é, a Metrologia potencia o desenvolvimento das capacidades de medição, tendo um papel fundamental, entre outros, na inovação, na garantia da qualidade dos produtos e na base da tomada de decisões. Nesta comunicação pretende-se abordar o ensino da Metrologia em Portugal, respondendo a questões tais como: Quem ministra a formação na área? Quem recebe a formação? Quem exerce essa profissão? Paralelamente, será também comentado o ensino da Metrologia nos cursos de Engenharia. Da análise da atual situação do estado da Metrologia em Portugal, nomeadamente nas áreas relacionadas com o ensino, poder-se-á inferir sobre o título escolhido para este trabalho, analisando qual o melhor caminho a seguir, isto é, optar por um reforço do ensino da metrologia ou por reforçar a metrologia no ensino. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2182-5424 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/13168 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Metrologia | pt_PT |
dc.subject | Metrologia | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Metrologia em Engenharia | pt_PT |
dc.subject | Educação em Metrologia | pt_PT |
dc.title | O ensino da metrologia e a metrologia no ensino | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.title | Medições e Ensaios | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |