Publication
Na transformação de um professor
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Pedro | |
dc.contributor.advisor | Barbot, António | |
dc.contributor.author | Fernandes, Rita Correia Pinto | |
dc.date.accessioned | 2022-01-05T11:36:35Z | |
dc.date.available | 2022-01-05T11:36:35Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio (RE) surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) que se encontra inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Este documento, além de permitir a habilitação para a docência nas áreas supracitadas, procura retratar a prática, a reflexão crítica e a transformação na ação concretizadas, pela mestranda, ao longo do ano letivo de 2020/2021. Ao longo deste documento será feita uma abordagem reflexiva das intervenções desenvolvidas nos dois ciclos de ensino. Nestes a mestranda teve a oportunidade de implementar diferentes estratégias e explorar os vários recursos, permitindo desta forma uma visão longitudinal dos contextos onde interveio. Serão apresentadas as metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda nos diferentes contextos onde a mesma decorreu. Toda esta prática possibilitou a construção da identidade profissional, amadurecimento e transformação dos saberes da mestranda, sendo de destacar o trabalho cooperativo existente entre todos os intervenientes do processo do ciclo de supervisão e de trabalho pedagógico. A dimensão investigativa presente neste documento potenciou na mestranda um aprofundamento do conhecimento científico e pedagógico sobre a abordagem STEAM e Robótica Educativa (RE). Esta investigação teve por base a plataforma e kits de Robótica Educativa da Lego Education WeDo 2.0 que serviram de mediadores e potenciadores da aprendizagem para um conteúdo curricular das Ciências Naturais do 2º CEB em ambiente não formal de aprendizagem levando ao incremento das competências descritas para o século XXI dos alunos participantes. A PES, ao possibilitar o contacto com diferentes contextos e desafios, conduziu a mestranda a verificar que a ação do professor é transformadora e continuará a ser influenciada pelas necessidades, interesses, experiências, conceções alternativas e ações das crianças, para assim, prepará-las para um futuro melhor, mais consciente e pleno de conhecimentos válidos surgindo, neste sentido, o título deste relatório – “Na Transformação de um Professor”. | pt_PT |
dc.description.abstract | This Internship Report (RE) comes within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice (PES) which is included in the syllabus of the Master in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and of Mathematics and Natural Sciences in 2nd CEB. This document, in addition to enabling qualification for teaching in the aforementioned areas, seeks to portray the practice, critical reflection and the transformation in action implemented by the master's student throughout the 2020/2021 academic year. Throughout this document, a reflective approach will be made to the interventions developed in an educational context, in the two teaching cycles where the master's student had the opportunity to implement different strategies and explore various resources, thus allowing a longitudinal view of these two teaching cycles. The methodologies and theoretical and legal assumptions that supported the practice of the Master's student in the different contexts where it took place will be presented. All this practice enabled the construction of professional identity, maturation and transformation of the master's knowledge, highlighting the existing cooperative work between all those involved in the process of the supervision and pedagogical work cycle. The investigative dimension present in this document fostered in the Master's student a deepening of scientific and pedagogical knowledge about the STEAM approach and Educational Robotics (RE) which was based on the Educational Robotics platform and kits from Lego Education WeDo 2.0 that served as mediators and enhancers of learning for a curricular content of the 2nd CEB Natural Sciences in a non-formal learning environment, leading to an increase in the competences described for the 21st century of the participating students. PES, by enabling contact with different contexts and challenges, led the master's student to verify that the teacher's action is transformative and will continue to be influenced by the needs, interests, experiences, alternative conceptions and actions of children, in order to prepare them for a better future, more aware and fuller of valid knowledge, the title of this report – “On the Transformation of a Teacher” – in this sense. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202891038 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/19302 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Robótica educativa | pt_PT |
dc.subject | Transformação | pt_PT |
dc.subject | Action research | pt_PT |
dc.subject | Reflection | pt_PT |
dc.subject | Educational robotics | pt_PT |
dc.subject | Transformation | pt_PT |
dc.title | Na transformação de um professor | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DM_RitaFernandes_2021.pdf
- Size:
- 9.34 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format