Publication
Diferentes Integrações de Laboratórios Remotos em Cursos de Engenharia
| dc.contributor.author | Costa-Lobo, Cristina | |
| dc.contributor.author | Viegas, Clara | |
| dc.contributor.author | Alves, Gustavo R. | |
| dc.contributor.author | Marques, Maria A. | |
| dc.date.accessioned | 2017-01-09T11:36:16Z | |
| dc.date.available | 2017-01-09T11:36:16Z | |
| dc.date.issued | 2011-12 | |
| dc.description.abstract | Este artigo aborda diferentes integrações do VISIR. O VISIR é um laboratório aberto remoto dedicado a experimentos com circuitos elétricos e eletrónicos. Este laboratório permite que professores e alunos tenham oportunidade de contatar com experimentos remotamente e em tempo real, com equipamentos de teste e medição (fonte de alimentação tripla DC, gerador de funções, multímetro e um osciloscópio) ligado a componentes elétricos e eletrónicos. As abordagens didáticas são resumidas e as análises feitas fornecem explicações para alguns dos problemas encontrados, além de algumas diretrizes para futuras implementações. Uma série de pontos fortes e fracos é destacada, levando a sugestões sobre como aprimorar algumas abordagens estratégicas para motivar professores e motivar alunos para o potencial da utilização do VISIR no ensino e na aprendizagem. São apresentadas referências apropriadas para trabalhos publicados anteriormente que ajudam a entender o contexto de pesquisa e as lições derivadas de um uso mais intensivo do VISIR. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 1647-032X | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/9153 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Escola Superior de Educação de Coimbra | pt_PT |
| dc.relation.ispartofseries | Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior;nº 19 | |
| dc.relation.publisherversion | https://issuu.com/cinep/docs/caderno_ped._19 | pt_PT |
| dc.subject | Laboratórios remotos | pt_PT |
| dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
| dc.subject | Motivação para a aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_PT |
| dc.title | Diferentes Integrações de Laboratórios Remotos em Cursos de Engenharia | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 28 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 7 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 19 | pt_PT |
| person.familyName | Viegas | |
| person.familyName | Alves | |
| person.familyName | Marques | |
| person.givenName | Clara | |
| person.givenName | Gustavo | |
| person.givenName | Maria Arcelina | |
| person.identifier | R-002-477 | |
| person.identifier | 150015 | |
| person.identifier | R-000-AKV | |
| person.identifier.ciencia-id | 4210-4DF2-5206 | |
| person.identifier.ciencia-id | 2F16-E27D-76F8 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-5769-5291 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-1244-8502 | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-5528-9898 | |
| person.identifier.rid | R-1218-2016 | |
| person.identifier.rid | I-7876-2014 | |
| person.identifier.rid | R-5518-2016 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 56014304600 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 7006053908 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 37077635300 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 3773fdae-e1ea-4f0f-abbe-31847132c154 | |
| relation.isAuthorOfPublication | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d | |
| relation.isAuthorOfPublication | bf09bcb3-facf-485a-979a-3dd2c2b58833 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d |
