Repository logo
 
Publication

Diferentes Integrações de Laboratórios Remotos em Cursos de Engenharia

dc.contributor.authorCosta-Lobo, Cristina
dc.contributor.authorViegas, Clara
dc.contributor.authorAlves, Gustavo R.
dc.contributor.authorMarques, Maria A.
dc.date.accessioned2017-01-09T11:36:16Z
dc.date.available2017-01-09T11:36:16Z
dc.date.issued2011-12
dc.description.abstractEste artigo aborda diferentes integrações do VISIR. O VISIR é um laboratório aberto remoto dedicado a experimentos com circuitos elétricos e eletrónicos. Este laboratório permite que professores e alunos tenham oportunidade de contatar com experimentos remotamente e em tempo real, com equipamentos de teste e medição (fonte de alimentação tripla DC, gerador de funções, multímetro e um osciloscópio) ligado a componentes elétricos e eletrónicos. As abordagens didáticas são resumidas e as análises feitas fornecem explicações para alguns dos problemas encontrados, além de algumas diretrizes para futuras implementações. Uma série de pontos fortes e fracos é destacada, levando a sugestões sobre como aprimorar algumas abordagens estratégicas para motivar professores e motivar alunos para o potencial da utilização do VISIR no ensino e na aprendizagem. São apresentadas referências apropriadas para trabalhos publicados anteriormente que ajudam a entender o contexto de pesquisa e as lições derivadas de um uso mais intensivo do VISIR.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1647-032X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/9153
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Coimbrapt_PT
dc.relation.ispartofseriesCadernos de Pedagogia no Ensino Superior;nº 19
dc.relation.publisherversionhttps://issuu.com/cinep/docs/caderno_ped._19pt_PT
dc.subjectLaboratórios remotospt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectMotivação para a aprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_PT
dc.titleDiferentes Integrações de Laboratórios Remotos em Cursos de Engenhariapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage28pt_PT
oaire.citation.startPage7pt_PT
oaire.citation.titleCadernos de Pedagogia no Ensino Superiorpt_PT
oaire.citation.volume19pt_PT
person.familyNameViegas
person.familyNameAlves
person.familyNameMarques
person.givenNameClara
person.givenNameGustavo
person.givenNameMaria Arcelina
person.identifierR-002-477
person.identifier150015
person.identifierR-000-AKV
person.identifier.ciencia-id4210-4DF2-5206
person.identifier.ciencia-id2F16-E27D-76F8
person.identifier.orcid0000-0002-5769-5291
person.identifier.orcid0000-0002-1244-8502
person.identifier.orcid0000-0002-5528-9898
person.identifier.ridR-1218-2016
person.identifier.ridI-7876-2014
person.identifier.ridR-5518-2016
person.identifier.scopus-author-id56014304600
person.identifier.scopus-author-id7006053908
person.identifier.scopus-author-id37077635300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3773fdae-e1ea-4f0f-abbe-31847132c154
relation.isAuthorOfPublication01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d
relation.isAuthorOfPublicationbf09bcb3-facf-485a-979a-3dd2c2b58833
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery01800568-7eaf-41d9-b78d-cf64f7c7381d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_GCA_CIETI_2011.pdf
Size:
328.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: