Repository logo
 
Publication

A criança e o outro: o papel da comunicação e cooperação no contexto educativo

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorOliveira, Maragrida Neves Carvalho de
dc.date.accessioned2025-08-19T11:08:05Z
dc.date.available2025-08-19T11:08:05Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio visa a profissionalização para um perfil duplo, habilitando a docência em contextos de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assim, este documento espelha, de forma crítica, reflexiva e fundamentada, o percurso formativo da mestranda durante a Prática Educativa Supervisionada, desenvolvida nestes dois níveis educativos. A prática pedagógica adotada assentou num paradigma socioconstrutivista, que reconhece a criança como protagonista do seu processo educativo, destacando a cooperação e a comunicação como elementos fundamentais para a construção do conhecimento. Nesse sentido, promoveu práticas pedagógicas alinhadas com os documentos curriculares orientadores, que fossem contextualizadas e verdadeiramente inclusivas, valorizando a heterogeneidade presente nos contextos educativos. Reforçando a importância da continuidade pedagógica entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, compreendeu o brincar, a descoberta e a experimentação como meios privilegiados para a construção de aprendizagens significativas ao longo de toda a infância. Simultaneamente, o envolvimento ativo das famílias e da comunidade educativa foi fundamental para enriquecer o processo educativo e assegurar o desenvolvimento integral das crianças. Orientada pela metodologia de Investigação-Ação, a construção da identidade profissional da mestranda revelou-se um processo contínuo, marcado pela reflexão constante, pela superação de desafios e pela transformação da prática pedagógica. Nesse percurso, a colaboração com o par pedagógico e a equipa educativa desempenhou um papel crucial, promovendo a partilha de saberes e a melhoria contínua da ação docente.por
dc.description.abstractThis Internship Report aims at professional training for a dual profile, qualifying teaching in contexts of Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education. Thus, this document critically, reflectively, and thoroughly reflects the master's student’s training journey during the Supervised Educational Practice, developed at these two educational levels. The adopted pedagogical practice was based on a socioconstructivist paradigm, which recognizes the child as the protagonist of their educational process, highlighting cooperation and communication as fundamental elements for knowledge construction. In this sense, it promoted pedagogical practices aligned with guiding curricular documents that were contextualized and truly inclusive, valuing the heterogeneity present in educational settings. Reinforcing the importance of pedagogical continuity between Early Childhood Education and the 1st Cycle of Basic Education, it understood play, discovery, and experimentation as privileged means for constructing meaningful learning throughout childhood. Simultaneously, the active involvement of families and the educational community was essential to enrich the educational process and ensure the integral development of the children. Guided by the Action-Research methodology, the construction of the master's student’s professional identity proved to be a continuous process, marked by constant reflection, overcoming challenges, and transforming pedagogical practice. Throughout this journey, collaboration with the pedagogical peer and the educational team played a crucial role, promoting the sharing of knowledge and the continuous improvement of teaching practice.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/30299
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectParticipação
dc.subjectInclusão
dc.subjectCooperação
dc.subjectComunicação
dc.subjectContinuidade pedagógica
dc.subjectParticipation
dc.subjectInclusion
dc.subjectCooperation
dc.subjectCommunication
dc.subjectPedagogical continuity
dc.titleA criança e o outro: o papel da comunicação e cooperação no contexto educativopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Margarida Oliveira_2025.pdf
Size:
1.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: