Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Improvisação nas práticas letivas em Formação Musical: perspetivas, propósitos e modos de aplicação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_Paulino Garcia_2020.pdf71.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório, no âmbito do Mestrado em Ensino da Música – Ramo Formação Musical, irá descrever as diferentes etapas do percurso do estágio efetuado no ano letivo de 2019/2020, realizado na Fundação Conservatório de Música da Maia. A esta experimentação de contacto letivo, acrescenta-se uma investigação teórica acerca da relação entre a Improvisação e o ensino da Formação Musical. Este relatório encontra-se dividido em três capítulos: o primeiro contextualiza o polo de estágio, no que diz respeito à identificação da escola, do papel da Formação Musical no Projeto Educativo e a caracterização das turmas. No segundo capítulo, é feita uma descrição pormenorizada das práticas letivas, mais concretamente, a partir de uma análise dos conteúdos programáticos dos graus atribuídos. Seguem reflexões sobre as observações, planificações e práticas de ensino das aulas projetadas. Por fim, são tecidas considerações e hipóteses acerca das potencialidades do ensino à distância, mercê das condições pandémicas que assolam o mundo em 2020. No último capítulo, o projeto de investigação procura encontrar perspetivas, aplicações e propósitos da Improvisação na Formação Musical, através de consulta bibliográfica e análise qualitativa de inquéritos realizados a professores pertencentes ao corpo docente de duas instituições do Ensino Artístico Especializado. A partir do trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo são construídas considerações finais sobre todo o processo desenrolado.
This report, within the scope of the master’s degree in Ensino da Música – Ramo Formação Musical, will describe the different stages of the internship course carried out in the academic year 2019/2020, held at the Fundação Conservatório de Música da Maia. To this experimentation of academic contact, we add a theoretical investigation about the relationship between Improvisation and the teaching of Formação Musical. This report is divided into three chapters: the first contextualizes the internship pole, regarding the identification of the school, the role of Formação Musical in the Educational Project and the characterization of the classes. In the second chapter, a detailed description of teaching practices is made, more specifically, based on an analysis of the syllabus of the chosen degrees. Following are reflections on the observations, plans and teaching practices of the planned classes. Finally, considerations and hypotheses are made about the potential of distance learning, due to the pandemic conditions that plague the world in 2020. In the last chapter, the research project seeks to find perspectives, applications and purposes of Improvisation in Formação Musical, through bibliographic consultation and qualitative analysis of surveys conducted on teachers belonging to the teaching staff of two institutions of Specialized Artistic Education. From the work developed throughout the school year, final considerations are built on the entire process.

Description

Keywords

Formação musical Criação espontânea Prática de ensino supervisionada Improvisation Spontaneous creation Supervised teaching practice

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License