Repository logo
 
Publication

Sucesso académico no Ensino Superior

dc.contributor.authorCosta, Alexandra R.
dc.contributor.authorCaldeira, Amélia
dc.contributor.authorMarinho Araujo, Claisy Maria
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.date.accessioned2024-11-06T15:06:18Z
dc.date.available2024-11-06T15:06:18Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstract(Excerto da introdução) Nas últimas décadas assistimos a profundas mudanças no Ensino Superior (ES). De entre elas, e em resposta à maior carência de profissionais qualificados por parte das instituições sociais e das empresas, destacam-se o aumento crescente do número de estudantes ingressantes e os seus perfis mais diversificados em termos de idade, origem social, grupo étnico, background académico anterior e projetos de carreira, entre outros. Apesar da sua crescente atratividade, inclusive o reconhecimento que o diploma do ensino superior permanece ainda como um passaporte interessante para um mais fácil acesso ao mercado de trabalho, e ainda a profissões mais bem pagas e socialmente valorizadas, a verdade é que a frequência do ES não resulta em sucesso para todos os estudantes uma vez ingressados. Consoante o país e as formas de organização dos cursos ou das exigências de acesso, as taxas de abandono, tendencialmente mais elevadas logo nos primeiros anos, oscilam na generalidade dos países entre os 10% e os 40% de ingressos. Pensando nalgumas caraterísticas dos próprios estudantes que ajudem a compreender as razões de tal abandono, os problemas na transição do Ensino Secundário para o Superior, as expectativas desfasadas com a realidade, a dificuldades de integração e adaptação e os baixos índices de aprendizagem e de rendimento são alguns dos problemas identificados na literatura e que não favorecem a permanência e a conclusão dos cursos. Por outro lado, considerando variáveis mais contextuais, podemos pensar que a forma de organização do ES, as suas práticas de ensino e de avaliação, ou a própria cultura ou ambiente académico podem não favorecer a integração da diversidade (...).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationA. R. Costa, A. Caldeira, C. Marinho-Araujo, & L. S. Almeida (Eds.). (2024). Sucesso Académico no Ensino Superior. ADIPSIEDUCpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99517-4-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26333
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherADIPSIEDUCpt_PT
dc.subjectSucesso académicopt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectProblemaspt_PT
dc.titleSucesso académico no Ensino Superiorpt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCosta
person.familyNameCaldeira
person.familyNameMarinho Araujo
person.familyNameAlmeida
person.givenNameAlexandra
person.givenNameAmélia
person.givenNameClaisy Maria
person.givenNameLeandro
person.identifier2300525
person.identifier697288
person.identifier.ciencia-idAA1A-E717-53B6
person.identifier.ciencia-idAD1E-94B0-3055
person.identifier.orcid0000-0001-5053-536X
person.identifier.orcid0000-0001-7443-7553
person.identifier.orcid0000-0001-5411-8627
person.identifier.orcid0000-0002-0651-7014
person.identifier.ridJ-7586-2017
person.identifier.ridB-3040-2011
person.identifier.scopus-author-id56481024500
person.identifier.scopus-author-id49961669800
person.identifier.scopus-author-id7102247228
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdcb4ff2a-ef84-4d4d-b660-3b79bd964013
relation.isAuthorOfPublication28c3af5f-6b1d-49c2-8e34-08966e078d0a
relation.isAuthorOfPublication0be0585f-6cf7-4e4d-8c54-800686842437
relation.isAuthorOfPublication12f34382-f392-4928-a56e-88eb774dfca4
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery12f34382-f392-4928-a56e-88eb774dfca4

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2 - LivroSucessoAcademico-Adipsieduc2024-1.pdf
Size:
1.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: