dc.contributor.author | Costa, Alexandra R. | |
dc.contributor.author | Caldeira, Amélia | |
dc.contributor.author | Marinho Araujo, Claisy Maria | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T15:06:18Z | |
dc.date.available | 2024-11-06T15:06:18Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | (Excerto da introdução) Nas últimas décadas assistimos a profundas mudanças no Ensino Superior (ES). De entre elas, e em resposta à maior carência de profissionais qualificados por parte das instituições sociais e das empresas, destacam-se o aumento crescente do número de estudantes ingressantes e os seus perfis mais diversificados em termos de idade, origem social, grupo étnico, background académico anterior e projetos de carreira, entre outros. Apesar da sua crescente atratividade, inclusive o reconhecimento que o diploma do ensino superior permanece ainda como um passaporte interessante para um mais fácil acesso ao mercado de trabalho, e ainda a profissões mais bem pagas e socialmente valorizadas, a verdade é que a frequência do ES não resulta em sucesso para todos os estudantes uma vez ingressados. Consoante o país e as formas de organização dos cursos ou das exigências de acesso, as taxas de abandono, tendencialmente mais elevadas logo nos primeiros anos, oscilam na generalidade dos países entre os 10% e os 40% de ingressos. Pensando nalgumas caraterísticas dos próprios estudantes que ajudem a compreender as razões de tal abandono, os problemas na transição do Ensino Secundário para o Superior, as expectativas desfasadas com a realidade, a dificuldades de integração e adaptação e os baixos índices de aprendizagem e de rendimento são alguns dos problemas identificados na literatura e que não favorecem a permanência e a conclusão dos cursos. Por outro lado, considerando variáveis mais contextuais, podemos pensar que a forma de organização do ES, as suas práticas de ensino e de avaliação, ou a própria cultura ou ambiente académico podem não favorecer a integração da diversidade (...). | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | A. R. Costa, A. Caldeira, C. Marinho-Araujo, & L. S. Almeida (Eds.). (2024). Sucesso Académico no Ensino Superior. ADIPSIEDUC | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-99517-4-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/26333 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | ADIPSIEDUC | pt_PT |
dc.subject | Sucesso académico | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Problemas | pt_PT |
dc.title | Sucesso académico no Ensino Superior | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Costa | |
person.familyName | Caldeira | |
person.familyName | Marinho Araujo | |
person.familyName | Almeida | |
person.givenName | Alexandra | |
person.givenName | Amélia | |
person.givenName | Claisy Maria | |
person.givenName | Leandro | |
person.identifier | 2300525 | |
person.identifier | 697288 | |
person.identifier.ciencia-id | AA1A-E717-53B6 | |
person.identifier.ciencia-id | AD1E-94B0-3055 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5053-536X | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-7443-7553 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5411-8627 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0651-7014 | |
person.identifier.rid | J-7586-2017 | |
person.identifier.rid | B-3040-2011 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56481024500 | |
person.identifier.scopus-author-id | 49961669800 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7102247228 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | dcb4ff2a-ef84-4d4d-b660-3b79bd964013 | |
relation.isAuthorOfPublication | 28c3af5f-6b1d-49c2-8e34-08966e078d0a | |
relation.isAuthorOfPublication | 0be0585f-6cf7-4e4d-8c54-800686842437 | |
relation.isAuthorOfPublication | 12f34382-f392-4928-a56e-88eb774dfca4 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 12f34382-f392-4928-a56e-88eb774dfca4 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 2 - LivroSucessoAcademico-Adipsieduc2024-1.pdf
- Size:
- 1.63 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: