Repository logo
 
Publication

Requisitos fundamentais para a criatividade em contexto organizacional: um estudo quantitativo exploratório

dc.contributor.authorPereira, Rui
dc.contributor.authorRemondes, Jorge
dc.date.accessioned2023-08-01T09:13:24Z
dc.date.available2023-08-01T09:13:24Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractA Criatividade assume um papel preponderante nas organizações e fomenta o espírito de inovação, gerando competitividade e diferenciação no mercado. O clima e o contexto organizacional onde os colaboradores se inserem tem um papel fundamental na criação de condições que sejam indutoras do pensamento crítico e desenvolvimento organizacional. Neste artigo revê-se a literatura sobre criatividade, a sua aplicação em contexto organizacional e o quão importante pode ser no contributo para o crescimento e desenvolvimento organizacional. O objetivo geral é confirmar quais os requisitos fundamentais para a criatividade em contexto organizacional. A metodologia seguida é de natureza quantitativa, tendo-se recorrido durante a Pandemia COVID-19 à aplicação de um inquérito por questionário online e registado 104 quadros empresariais respondentes. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a formação é determinante para a criatividade dos colaboradores, a inovação está diretamente relacionada com o grau de criatividade, os colaboradores que trabalham em equipa tendem a ser mais criativos e a criatividade influencia o desenvolvimento do negócio.pt_PT
dc.description.abstractreativity plays a predominant role in organisations and fosters the spirit of innovation, generating competitiveness and differentiation in the market. The organisational climate and context where employees are located play a fundamental role in creating conditions that induce critical thinking and organisational development. This article reviews the literature on creativity, its application in the organisational context and how important it can be in contributing to organisational growth and development. The overall objective is to confirm what the fundamental requirements for creativity in organisational context are. The methodology followed is of a quantitative nature, having used during the COVID-19 Pandemic the application of an online questionnaire survey and registered 104 corporate boards as respondents. The results obtained allow us to conclude that training is determinant for employees’ creativity, innovation is directly related to the degree of creativity, employees working in teams tend to be more creative and creativity influences business development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.56002/ceos.0001issue_rcej1_1pt_PT
dc.identifier.issn1646-1029
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23391
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCEOSpt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_PT
dc.subjectTrabalho em equipapt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectInnovation, trainingpt_PT
dc.subjectTeamworkpt_PT
dc.subjectOrganisational developmentpt_PT
dc.titleRequisitos fundamentais para a criatividade em contexto organizacional: um estudo quantitativo exploratóriopt_PT
dc.title.alternativeFundamental requirements for creativity in an organizational context: a quantitative exploratory studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage16pt_PT
oaire.citation.issue32pt_PT
oaire.citation.startPage5pt_PT
oaire.citation.titleJournal of Business and Legal Sciencespt_PT
person.familyNamePereira
person.familyNameRemondes
person.givenNameRui
person.givenNameJorge
person.identifierhttps://scholar.google.pt/citations?user=6cY8W9AAAAAJ&hl=pt-PT
person.identifier.ciencia-id2B12-E987-2233
person.identifier.orcid0009-0002-5366-193X
person.identifier.orcid0000-0002-5259-4379
person.identifier.scopus-author-id57211890240
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication22d7c773-6c29-4906-abaa-a0a12b291990
relation.isAuthorOfPublication47547b3b-9eb6-4615-8aca-34ca9187260f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery47547b3b-9eb6-4615-8aca-34ca9187260f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
REQUISITOS+FUNDAMENTAIS+PARA+A+CRIATIVIDADE+EM+CONTEXTO+ORGANIZACIONAL_+UM+ESTUDO+QUANTITATIVO+EXPLORATÓRIO.pdf
Size:
2.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: