Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Requisitos fundamentais para a criatividade em contexto organizacional: um estudo quantitativo exploratório

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A Criatividade assume um papel preponderante nas organizações e fomenta o espírito de inovação, gerando competitividade e diferenciação no mercado. O clima e o contexto organizacional onde os colaboradores se inserem tem um papel fundamental na criação de condições que sejam indutoras do pensamento crítico e desenvolvimento organizacional. Neste artigo revê-se a literatura sobre criatividade, a sua aplicação em contexto organizacional e o quão importante pode ser no contributo para o crescimento e desenvolvimento organizacional. O objetivo geral é confirmar quais os requisitos fundamentais para a criatividade em contexto organizacional. A metodologia seguida é de natureza quantitativa, tendo-se recorrido durante a Pandemia COVID-19 à aplicação de um inquérito por questionário online e registado 104 quadros empresariais respondentes. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a formação é determinante para a criatividade dos colaboradores, a inovação está diretamente relacionada com o grau de criatividade, os colaboradores que trabalham em equipa tendem a ser mais criativos e a criatividade influencia o desenvolvimento do negócio.
reativity plays a predominant role in organisations and fosters the spirit of innovation, generating competitiveness and differentiation in the market. The organisational climate and context where employees are located play a fundamental role in creating conditions that induce critical thinking and organisational development. This article reviews the literature on creativity, its application in the organisational context and how important it can be in contributing to organisational growth and development. The overall objective is to confirm what the fundamental requirements for creativity in organisational context are. The methodology followed is of a quantitative nature, having used during the COVID-19 Pandemic the application of an online questionnaire survey and registered 104 corporate boards as respondents. The results obtained allow us to conclude that training is determinant for employees’ creativity, innovation is directly related to the degree of creativity, employees working in teams tend to be more creative and creativity influences business development.

Description

Keywords

Criatividade Inovação Formação Desenvolvimento organizacional Trabalho em equipa Creativity Innovation, training Teamwork Organisational development

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CEOS

CC License

Altmetrics