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Contributos para a otimização de metodologias de desmonte em canais e portos: o caso do Porto de Leixões

dc.contributor.advisorChaminé, Helder Gil Iglésias de Oliveira
dc.contributor.authorSilva, José Henrique Nogueira da
dc.date.accessioned2019-01-18T10:24:28Z
dc.date.available2019-01-18T10:24:28Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAs infraestruturas portuárias estão a enfrentar desafios diários em resposta ao crescimento exponencial do número de navios que circulam mundialmente, às suas respetivas dimensões bem como à quantidade e variedade de carga transportada. De forma a adequar o Porto de Leixões a esta realidade esta dissertação pretende contribuir para a otimização das metodologias de desmonte do maciço rochoso. Esta otimização numa primeira fase necessita de uma caracterização dos maciços rochosos existente, dividindo toda a área a intervencionar em áreas de menores dimensão e de maior especificidade, com base no grau de alteração e o grau de fracturação. Também se caracterizam os tipos de sedimentos e respetiva espessura de acordo com a interpretação de uma campanha de prospeção geofísica. Sendo atualmente uma as principais preocupações na fase de projeto, a redução dos custos, deu‐se ênfase à conciliação da normal atividade portuária, com a duração e o ritmo das intervenções, sem esquecer a preocupações ambientais e sociais inerentes. A utilização do Estudo do Impacte Ambiental das Acessibilidades Marítimas do Porto de Leixões, os relatórios das sondagens e os dados das intervenções anteriormente realizadas, são um fator chave para determinar quais os principais pontos a otimizar em futuras intervenções. Assim, o processo de otimização encontrasse relacionado com a melhoria de toda a atividade do Porto de Leixões, bem como o bem‐estar das comunidades envolventes.pt_PT
dc.description.abstractPort infrastructures are facing daily challenges in response to the exponential growth in the number of ships traveling worldwide, their size as well as the quantity and variety of cargo transported. In order to adapt the Port of Leixões to this reality this dissertation intends to contribute to the optimization of the methodologies of blasting of the rock masses. This optimization in the first stage requires a characterization of the existing rock masses, dividing the whole area to be intervened in areas of smaller size and of greater specificity, based on the weathering grade and the degree of fracturing. Also, the types of sediments and their thickness are characterized according to the interpretation of a campaign of exploration geophysics. At present, one of the main concerns in the project stage, the reduction of costs, has emphasized the conciliation of normal port activity, with the duration and pace of the interventions, not forgetting the inherent environmental and social concerns. The use of the Environmental Impact Study of Leixões Port Accessibility, the drilling reports and the data from previous interventions, are a key factor in determining the main points to be optimized in future interventions. Thus, the optimization process is related to the improvement of all the activity of the Port of Leixões, as well as the well‐being of the surrounding communities.pt_PT
dc.identifier.tid202026361pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/12670
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOtimizaçãopt_PT
dc.subjectDesmontept_PT
dc.subjectGeotecnia portuáriapt_PT
dc.subjectPorto de Leixõespt_PT
dc.subjectOptimizationpt_PT
dc.subjectBlastingpt_PT
dc.subjectHarbour geotechnicspt_PT
dc.subjectPort of Leixõespt_PT
dc.titleContributos para a otimização de metodologias de desmonte em canais e portos: o caso do Porto de Leixõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Geotécnica e Geoambientept_PT

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