Publication
Bhohu solo teatral
dc.contributor.advisor | Mota, Álvaro Samuel Guimarães da | |
dc.contributor.advisor | Brandão, Tânia | |
dc.contributor.author | Gavião, William Gomes | |
dc.date.accessioned | 2017-11-21T16:48:25Z | |
dc.date.available | 2017-11-21T16:48:25Z | |
dc.date.issued | 2017-11-10 | |
dc.description.abstract | Bhohu é o titulo do espetáculo teatral solo, com uma dramaturgia de cena, sem texto prévio, gerada pelo autor/encenador/ator, pela luz e pelo som através de explorações improvisacionais, sem uso da palavra. No âmbito do Mestrado em Teatro de Encenação e Interpretação, o projeto de investigação recai na criação de um solo teatral, tendo como enquadramento refletir sobre a contemponeidade do teatro. Uma leitura teatral gerada pelo impasse da atualidade, acerca de seus propósitos, pertinência ou inércia, ante a sociedade ocidental capitalista a ditar seus presupostos, lógicas mercadológicas e os avanços tecnológicos. Este projeto teatral pretende realizar uma livre reflexão e experimentação prática - criativa acerca da contemporâneidade no universo teatral, considerando sua história e, sobre cada movimento, estilos ou atores que tomo neste projeto como exemplos de inspiração, de empatia, que me socorro para alimentar as minhas referências práticas, conceptuais e metodológicas, na criação deste solo teatral. Este trabalho não é teórico. É, antes de tudo, uma leitura teatral gerada pelo impasse da atualidade mediatizada. É trabalho de arte. A minha visão histórica será minha existência e meu trabalho no teatro. | pt_PT |
dc.description.abstract | Bhohu is the title of this creation of a solo theatrical play, with a dramaturgy generated by the author / director / actor, by light and by sound through improvisational explorations, without the use of the word. Within the Master of Theatre - Staging and Interpretation, the research project falls into the creation of a solo play whose framework is a theatrical reading generated by the current impasse, about its purpose, pertinence or inertia, face to the western capitalist society dictating its presuppositions, market logic and technological advances. This theatrical project intends to carry out a free reflection and practical experimentation - about the contemporaneity in the theatrical universe, considering its history and the choosen movement, styles or actors used as examples of inspiration, of empathy, to feed practical, conceptual or methodological experiences for the creation of this theatrical solo. This work is not theoretical, it is instead a theatrical reading generated by the impasse of the mediatized present, it is a work of art. The historical view will be my existence and my work in the theatre. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201760339 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/10486 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Escuridão | pt_PT |
dc.subject | Solo | pt_PT |
dc.subject | Solo colectivo | pt_PT |
dc.subject | Treino do actor | pt_PT |
dc.subject | Improvisação | pt_PT |
dc.subject | Teatro sem palavra | pt_PT |
dc.subject | Black out | pt_PT |
dc.subject | Darkness | pt_PT |
dc.subject | Colective solo | pt_PT |
dc.subject | Actor training | pt_PT |
dc.subject | Improvisation | pt_PT |
dc.subject | Theatre without words | pt_PT |
dc.title | Bhohu solo teatral | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Projeto apresentado à Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Teatro, especialização Encenação e Interpretação | pt_PT |