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Garantia de estabilidade da carga no abastecimento de postos de combustível

dc.contributor.advisorRamos, António José Galrão
dc.contributor.authorPaixão, Roberto Gonçalves da
dc.date.accessioned2022-12-02T11:43:13Z
dc.date.available2022-12-02T11:43:13Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractCerca de 31% de toda a energia consumida em Portugal está reservada ao transporte rodoviário, ou seja, a disponibilidade de combustíveis rodoviários é indispensável (direta ou indiretamente) a toda a população. Com valores desta escala é fácil perceber a importância da distribuição do combustível pelos postos de combustível espalhados pelo país. Desde o transporte do crude até ao transporte entre centro de distribuição e posto de combustível surgem várias instâncias de transporte. Este trabalho foca-se na instância final, entre o centro de distribuição e o vendedor final. De modo a que esta operação seja bem sucedida é necessário todo um planeamento, desde o roteamento até à alocação do combustível nos compartimentos do veículo-cisterna. Este trabalho tem como objetivo garantir a segurança durante todo o transporte de combustível até aos postos de combustível. Através da construção do Load Distribution Diagram é possível avaliar se em algum momento da viagem o veículo se encontra em não conformidade com as normas de segurança e legislação aplicáveis ao transporte de matérias perigosas. Será desenvolvido um modelo matemático de programação linear inteira mista que permitirá não só avaliar o factor segurança como aprovisionar a carga pelos diversos compartimentos do veículo de transporte. O sistema foi testado utilizando dados reais, o que permitiu a validação do modelo. Através de pequenas mudanças na função objetivo do modelo é possível otimizar a solução perante o que quisermos priorizar, minimizar custos ao minimizar a quantidade de compartimentos alocados a um posto de combustível, maximizar lucros ao maximizar a quantidade de combustível entregue ou ainda melhorar a segurança ao longo de toda a rota através da minimização da distância entre a frente da cisterna e o centro de gravidade da carga.pt_PT
dc.description.abstractAbout 31% of all energy used in Portugal is reserved for road transport purposes, this means that the availability of fuel for road use is indispensable (directly or indirectly) for all the population. With values of this proportion it’s easy to understand the importance of fuel distribution by the petrol stations across all the country. From the crude oil transport to the transport between the distribution center and the gas station, there are several transport instances. This dissertation focuses on the final instance between the distribution center and the final seller. To make this operation successful, all planning is required, from routing to allocating the fuel in the tank-vehicle compartments. This work aims to ensure safety throughout the whole transport of fuel to the petrol stations. By constructing Load Distribution Diagram, it is possible to assess whether, at any time during the trip, the vehicle is not in compliance with the safety standards and legislation applicable to the transport of dangerous goods. A mathematical model of mixed integer linear programming will be developed, and it will not only allow the evaluation of the safety factor but also to distribute the load along all the different compartments of the tank-vehicle. The system was tested using real data, which allowed the validation of the model. Through small changes in the model’s objective function it is possible to optimize the solution to what we want to prioritize: minimize costs by minimizing the number of compartments allocated to a gas station, maximize profits by maximizing the amount of fuel delivered or even improve safety along the entire route by minimizing the distance between the front of the tank and the load’s center of gravity.pt_PT
dc.identifier.tid203086988pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/21136
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectDistribuição de combustívelpt_PT
dc.subjectLDDpt_PT
dc.subjectPLIMpt_PT
dc.subjectLegislaçãopt_PT
dc.subjectSegurançapt_PT
dc.subjectFuel Distributionpt_PT
dc.subjectMILPpt_PT
dc.subjectLegislationpt_PT
dc.subjectSafetypt_PT
dc.titleGarantia de estabilidade da carga no abastecimento de postos de combustívelpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Mecânica - Gestão Industrialpt_PT

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