Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM_MariaOliveira_2021.pdf20.44 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este documento visa explanar o processo de desenvolvimento de competências profissionais, bem como a apropriação e respetiva adequação dos referentes teóricos e legais da educação, no decorrer da Prática Educativa Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O foco deste relatório remete para uma análise crítica e reflexiva, baseada numa Metodologia de Investigação-Ação, das práticas desenvolvidas nos contextos de estágio. Neste sentido, a sua organização contempla três capítulos, seguidos de uma metarreflexão. O primeiro capítulo destina-se ao enquadramento teórico e legal, o segundo à contextualização dos centros de estágio, bem como a apresentação da Metodologia de Investigação-Ação aplicada na prática educativa.Já o terceiro capítulo remete para a explicitação, análise e reflexão dos projetos e ações desenvolvidos. Tendo em conta todo o processo de escrita do relatório, é possível evidenciar uma constante evolução no que toca à identidade profissional docente, a partir da prática educativa nos dois contextos de estágio. O mesmo tornou-se desafiante e, por isso, potenciador de aprendizagens essenciais para uma prática futura, entre as quais a importância da adoção de uma postura investigativa e reflexiva ao longo da vida.
The aim of this document is to explain the development process of professional competences,as well as the suitability and corresponding adjustment of the theoretical and legal referents in education, in the Supervised Teaching Practice, within the Masters in Preschool Education and 1st cycle of compulsory education. This report refers to a criticai and reflective analysis of practices developed within the work experience period, based on a Research-Action Methodology. In this context, it consists of three chapters followed by meta-reflection.The first chapter presents the theoretical and legal trame, the second chapter provides context regarding the training centres of estágio, as well as the applied Research-Action Methodology in practice. The third chapter refers to the explanation, analysis and reflection regarding projects and actions developed in this period. Considering the written process of this report, and based on the two estágio experiences, a constant evolution of the teaching professional identity becomes clear. lt became challenging and fostered essential learning skills for future practice, such as highlighting the relevance of a investigative and reflective attitude in life.

Description

Keywords

Formação docente Metodologia de investigação-ação Prática educativa supervisionada Reflexão Teacher training Research-action methodology Supervised teaching practice Reflection

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License