Repository logo
 
Publication

Ensino direto da matemática funcional: estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Miguel Augusto Meneses da Silva
dc.contributor.authorCardoso, Ana Cristina Oliveira Novais
dc.date.accessioned2015-10-21T15:04:17Z
dc.date.available2015-10-21T15:04:17Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractNeste estudo, focado na aprendizagem do manuseio do dinheiro, pretendeu-se que os alunos adquirissem competências que os habilitasse a um maior grau de independência e participação na vida em sociedade, desempenhando tarefas de cariz financeiro de forma mais independente, por exemplo, compra de produtos, pagamento de serviços e gestão do dinheiro. Para alcançar o pretendido, utilizou-se a metodologia do ensino direto, com tarefas estruturadas. Numa fase inicial o investigador prestava apoio constante aos alunos, que foi diminuindo gradualmente à medida que atingiam as competências relacionadas com o dinheiro. Na fase final, os alunos realizaram as tarefas propostas de forma autónoma. Construído como um estudo de caso, os dados foram recolhidos através de observação direta e de provas de monitorização. Os alunos começaram por realizar uma avaliação inicial para delinear a linha de base da intervenção. Posteriormente, foi realizada a intervenção baseada no ensino direto, com recurso ao computador, à calculadora, a provas de monitorização e ao manuseio de dinheiro. O computador foi utilizado na intervenção como tecnologia de apoio à aprendizagem, permitindo a realização de jogos interativos e consulta de materiais. No final da intervenção os alunos revelaram autonomia na resolução das tarefas, pois já tinham automatizado os processos matemáticas para saber manusear corretamente a moeda euro. O ensino direto auxiliou os alunos a reterem as competências matemáticas essenciais de manuseamento do dinheiro, compondo quantias, efetuando pagamentos e conferindo trocos, que muito podem contribuir para terem uma participação independente na vida em sociedadept_PT
dc.description.abstractThis study focused on money handling learning, intended that students acquire skills that allow them to a greater degree of independence and participation in society, performing financial-oriented tasks more independently, for example, purchase products, payment services and money management. To achieve the desired, we used direct instruction method, with structured tasks. Initially the investigator rendered constant support to students that gradually decreased, as they reached the skills related to money. In the final phase, students performed their assignments independently. Built as a single case study, data were collected through direct observation and monitoring tests. Students began to conduct an initial assessment to outline the baseline intervention. Subsequently, the intervention based on direct teaching was carried out using the computer, the calculator, the evidence of monitoring and cash handling. The computer was used in the intervention as a learning support technology, allowing the realization of interactive games and materials consultation. At the end of the intervention students showed autonomy in solving tasks, as had already automated the mathematical processes to know how to properly handle the euro currency. The direct instruction helped students retain the essential mathematical skills of cash handling, compounding amounts, making payments and checking shillings, which can greatly contribute to have an independent participation in societypt_PT
dc.identifier.tid201143011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/6774
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEnsino Diretopt_PT
dc.subjectDirect instructionpt_PT
dc.subjectComputador
dc.subjectEstudo de Caso
dc.subjectMatemática
dc.subjectDinheiro
dc.subjectComputer
dc.subjectsingle case Study
dc.subjectMathematics
dc.subjectMoney
dc.titleEnsino direto da matemática funcional: estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMESTRADO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: MULTIDEFICIÊNCIA E PROBLEMAS DE COGNIÇÃOpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_AnaCardoso_2015.pdf
Size:
2.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: