Repository logo
 
Publication

Recursos tecnológicos: uma estratégia motivacional nas aulas de Ciências Naturais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarbot, António
dc.contributor.advisorRodrigues, Pedro
dc.contributor.authorPereira, Inês Santos da Silva
dc.date.accessioned2024-01-25T15:14:36Z
dc.date.available2024-01-25T15:14:36Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Este demonstra as experiências e aprendizagens da mestranda, traduzindo-se no culminar da sua prática pedagógica e formação, baseado em paradigmas construtivistas e metodologia investigativa, estando orientado pelas quatro fases da investigação-ação: observação, planificação, ação e reflexão. O construtivismo afirma que o conhecimento é construído na interação do sujeito com o objeto de estudo e, com a mediação do professor, na relação dialógica. A utilização de recursos tecnológicos no ensino das Ciências Naturais é um exemplo de uma abordagem não tradicional. A mestranda enfatiza que a investigação em Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico é crucial. Assim, surgiu a necessidade de realizar uma atividade experimental focada no recurso didático micro:bit para entender como a sua utilização em sala afeta a motivação dos alunos para novas aprendizagens e seus desafios. A abordagem metodológica escolhida incluiu diversos instrumentos, entre os quais a aplicação de inquéritos aos alunos. Conclui-se que o uso de estratégias não tradicionais, motiva os alunos a se esforçar, interiorizar e mobilizar novos conhecimentos, entreligando-os aos conhecimentos prévios. Aulas mais práticas e experimentais, com o uso de recursos tecnológicos, conteúdo interessante e o apoio do professor, aumentam motivação dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThis Internship Report was carried out within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice, part of the study plan of the master’s degree in Primary School Teaching and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic School, of the Higher School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. The Report showcases student's experiences, based on constructivist paradigms and investigative methodology, showcasing pedagogical practice. It is based on constructivist paradigms as well as on an investigative methodology guided by the four phases of action research: observation, planning, action, and reflection. Constructivism is a theory that states that knowledge is constructed in the interaction of the subject with the object of study and, with the mediation of the teacher, in a dialogical relationship. The use of technological resources in the teaching of Natural Sciences is an example of a nontraditional approach. The master's student emphasizes that research in Natural Sciences in the 2nd cycle of basic education is crucial. Thus, the need arose to carry out an experimental activity focused on the didactic resource micro:bit to understand how its use in the classroom affects students' motivation for new learning, as well as the response to new challenges in the teaching and learning process. Methodological approach includes student surveys, highlighting nontraditional strategies, motivating students to internalize, mobilize, and connect new knowledge. When classes are more hands-on and experiential, with the use of technological resources, interesting content, and teacher support, students are more motivated.pt_PT
dc.identifier.tid203484410
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/24696
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectCiências Naturaispt_PT
dc.subjectRecursos Tecnológicospt_PT
dc.subjectmicro:bit.pt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectNatural sciencespt_PT
dc.subjectTechnology resourcespt_PT
dc.titleRecursos tecnológicos: uma estratégia motivacional nas aulas de Ciências Naturaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Inês Pereira_2023.pdf
Size:
19.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: