Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana Marques de
dc.contributor.authorOliveira, Ana Sofia Caetano
dc.date.accessioned2021-07-29T13:18:55Z
dc.date.available2021-07-29T13:18:55Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório constitui-se como parte do requisito para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e por isso, objetiva-se, através do mesmo, uma análise da Prática Educativa Supervisionada, demonstrando o percurso formativo da mestranda e de que forma a prática educativa contribuiu para o crescimento pessoal e profissional da mesma. Mobilizaram-se os pressupostos teóricos e legais que sustentaram toda a prática educativa, que em conjunto com o conhecimento das caraterísticas dos contextos de estágios levaram a que a prática fosse adequada às particularidades dos mesmos e respondesse aos interesses e às dificuldades identificadas das crianças, tornando-as, numa perspetiva sociconstrutivista de aprendizagem, protagonistas na construção do seu próprio conhecimento. Procurou-se, assim, uma articulação de saberes teóricos e de saberes construídos na prática pelo contributo dos processos de observação, planificação, ação e reflexão da metodologia de investigação-ação que permitiu uma postura analítica e reflexiva na futura docente de perfil duplo. A colaboração dos vários intervenientes do processo educativo e formativo foram importantes na reflexão constante sobre e para a prática e na sugestão de alterações com vista ao desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda.pt_PT
dc.description.abstractThis report is required to obtain the master's degree in Pre-school Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education and therefore, through this report, it aims to analyze the Supervised Educational Practice, demonstrating the formative journey of the master student and how the educational practice contributed to her personal and professional growth. The theoretical and legal assumptions that underpinned the entire educational practice were mobilized, which together with the knowledge of the characteristics of the internship contexts led to the practice being appropriate to their particularities and responding to the identified interests and difficulties of children, making them, from a social constructivist learning perspective, protagonists in the construction of their own knowledge. Thus, an articulation of theoretical knowledge and knowledge constructed in practice was sought through contribution of the observation, planning, action and reflection processes of the action research methodology, which allowed for an analytical and reflective attitude in the future dual-profile teacher. The collaboration of the various stakeholders in the educational and training process were important in the constant reflection on and for the practice and in suggesting changes with a view to the personal and professional development of the master's student.pt_PT
dc.identifier.tid202775712
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18206
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Ana Oliveira_2021.pdf
Size:
861.58 KB
Format:
Adobe Portable Document Format