Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio em educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.advisorMartins, Helena Maria Campos Miranda da Silva
dc.contributor.authorFernandes, Sofia Daniela Macedo Morais
dc.date.accessioned2018-07-25T18:11:41Z
dc.date.available2018-07-25T18:11:41Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractNo âmbito das Unidades Curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, emerge o presente relatório, que surge como uma reflexão sobre o período de observação, cooperação e intervenção nos dois contextos supramencionados. No presente documento, intitulado por Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, exploram-se, portanto, os momentos-chave da PPS, aprofundando-se as competências desenvolvidas pela mestranda, atendendo às potencialidades, fragilidades e constrangimentos emergidos ao longo deste percurso. O contacto com a futura realidade profissional favoreceu o desenvolvimento de competências assentes numa postura indagadora e reflexiva, levando à adoção de um processo de observação objetivo e conciso; à construção de planificações potencializadoras da integração e articulação curricular, dando voz aos reais interesses, necessidades e aptidões dos alunos; ao desenvolvimento de ações suficientemente flexíveis e abertas às evidências; à aposta numa avaliação individualizada dos alunos, permitindo uma adequação da ação aos mesmos, fomentando-se uma diferenciação pedagógica, a partir das conceções inerentes ao socioconstrutivismo; à criação de momentos de articulação entre os diferentes níveis de educação. Desenvolveu-se, assim, as diferentes fases do ciclo de investigação-ação, ressalvando-se o contributo destas e dos diferentes atores, numa perspetiva assente na colaboração e na colegialidade, para a formação de crianças responsáveis, seguras de si, proativas, por meio da aprendizagem cooperativa, recheada de descobertas, problematização e debate, aliada à paixão pelo mundo da educação.pt_PT
dc.description.abstractIn the Framework of curriculum units of pedagogic practice supervised (PPS) on pré-school and Primary (CEB), integrate on Master’s degree of pré-school education and Primary 1st CEB, arises this report as a reflection on the observation period, co-operation and intervention on the two above contexts. On this document, entitled Professional Qualification trainee report, we explore the PPS key-moments, going through the graduate student competences, having into consideration the potentialities, fragilities and constraints appeared during this course. The contact with the future professional reality help the development of competences based on inquisitive and reflexive attitude leading to adoption of a objective and concise process; The construction of planning’s potentiating the curricular integration and articulation, favoring the students real interests, needs and capacities; to the development of flexible and open actions evidences; giving preference to an individually student evolution, allowing an action suitability, promoting a pedagogical differentiation, from the interest concessions of the social constructivism; to create articulation moments between the different education levels. Like this, were developed different cycle phases of investigation- action, to secure the contribute of these and of different performers, based on collaboration and collegialities, to formation of responsible children, sure of themselves, pro-actives, by mean of cooperative learning, discoveries, empty of questioning and debate allied to world education passion.pt_PT
dc.identifier.tid202099644
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11775
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectSocioconstrutivismopt_PT
dc.subjectColegialidadept_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectSocial constructivismpt_PT
dc.subjectCollegialitypt_PT
dc.subjectProfessional identitiespt_PT
dc.subjectInvestigation-actionpt_PT
dc.titleRelatório de estágio em educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SofiaFernandes_2013.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: