Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio de Catarina Sofia Domingues Pena

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
dc.contributor.advisorRibeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
dc.contributor.authorPena, Catarina Sofia Domingues
dc.date.accessioned2023-11-16T10:56:42Z
dc.date.available2023-11-16T10:56:42Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractO presente relatório de estágio surge no âmbito da Prática Educativa Supervisionada, inserida no plano de estudos do 2º ano do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, para obtenção do grau de mestre. Este documento, que foi elaborado ao longo do ano letivo, retrata o percurso da mestranda na sua formação inicial, rumo a um perfil duplo de docente através da coconstrução de saberes com o par pedagógico, o professor e a educadora cooperantes e as supervisoras institucionais. Neste âmbito - e defensora de um paradigma socio construtivista - a mestranda baseou a sua ação na demonstração de apreço e atenção pelas diferentes linguagens da criança, possibilitando a sua participação plena no processo de aprendizagem. Neste sentido, para a promoção de atividades significativas e contextualizadas que favorecessem o desenvolvimento holístico das crianças, a mestranda fundamentou-se em pressupostos teóricos, didático-pedagógicos e legais, que sustentaram a prática. Tendo em vista a melhoria da sua prática pedagógica, a mestranda desenvolveu a sua capacidade reflexiva, baseando-se na metodologia de Investigação-Ação, caracterizada por ciclos dinâmicos dos processos de observação, planificação, ação e reflexão, que permitiram adequar a ação às características e necessidades das crianças nos diferentes contextos educativos, sendo possível a criação de uma prática inclusiva e equitativa. Resultantes de um trabalho cooperativo e colaborativo entre os diferentes atores educativos, surgiram dois projetos de intervenção, um no contexto de 1ºCEB e outro em contexto de Educação Pré- Escolar, ambos baseados na Metodologia Trabalho por Projeto, respeitando as várias fases.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is part of the Supervised Educational Practice, included in the study plan of the 2nd year of the Master's Degree in Pre-school Education and Primary School Teaching, for obtaining the master's degree. This document, which was prepared throughout the school year, portrays the master's student's journey in her initial training towards a dual profile of a teacher through the coconstruction of knowledge with the pedagogical pair, the cooperating teacher and educator, and the institutional supervisors. In this context - and defender of a social constructivist paradigm - the student based her action on showing appreciation and attention to the different languages of the child, enabling their full participation in the learning process. In this sense, for the promotion of significant and contextualized activities that favored the holistic development of children, the student was based on theoretical, didactic-pedagogical and legal assumptions that supported her practice. To improve her teaching practice, the student developed her reflective capacity, based on the Action-Research methodology, categorized by dynamic cycles of observation, planning, action and reflection processes, which allowed adapting the action to the characteristics and needs of children in different educational contexts, making it possible to create an inclusive and equitable practice. Resulting from a cooperative and collaborative work between the different educational actors, two intervention projects emerged, one in the context of Primary School and another in the context of Pre- School Education, both based on the Project Work Methodology, respecting the various phases.pt_PT
dc.identifier.tid203394607
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/23925
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectSocio construtivismopt_PT
dc.subjectPedagogia da Escutapt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectMetodologia trabalho por projetopt_PT
dc.subjectSocial constructivismpt_PT
dc.subjectListening pedagogypt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectAction-researchpt_PT
dc.subjectProject Work Methodologypt_PT
dc.titleRelatório de Estágio de Catarina Sofia Domingues Penapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Catarina Pena_2023.pdf
Size:
8.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: