Publication
Usage of ICT and its tools in the teaching of languages for primary school students
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Canha, Manuel Bernardo Queiroz | |
| dc.contributor.author | Pinto, Diogo Amorim | |
| dc.date.accessioned | 2025-12-04T12:27:38Z | |
| dc.date.available | 2025-12-04T12:27:38Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.description.abstract | Este relatório resulta da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. Documenta o estágio pedagógico realizado durante o ano letivo de 2024/2025 e reflete uma jornada abrangente de crescimento profissional, exploração pedagógica e desenvolvimento pessoal, vivida durante a minha colocação na Escola Básica onde estagiei. Ao longo deste estágio, tive a oportunidade de entrar no ambiente escolar não apenas como estudante universitário, mas também como professor em formação. Este duplo papel permitiu-me experienciar a realidade da sala de aula de forma simultaneamente observacional e prática. Planifiquei, lecionei e refleti sobre as aulas ministradas, enquanto conciliava as exigências e responsabilidades associadas ao percurso de um docente em início de carreira. Cada momento vivido contribuiu para uma compreensão mais profunda e consciente do que significa ensinar inglês a crianças no contexto educativo atual. O foco central deste relatório é o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ensino da língua inglesa. A partir da minha própria experiência com ferramentas digitais, e motivado pela crescente presença da tecnologia na vida das crianças, procurei investigar de que forma as TIC podem ser integradas de forma significativa no processo de ensino-aprendizagem. Estruturado em torno de quatro dimensões: enquadramento teórico, contexto de estágio, prática investigativa e reflexão pessoal. Este relatório visa aproximar a teoria da prática letiva, contribuindo para o debate atual sobre inovação e integração digital no ensino do inglês no 1.º Ciclo. | por |
| dc.description.abstract | This report results from the curricular unit Prática Educativa Supervisionada (PES), part of the master’s degree in Ensino de Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico at Escola Superior de Educação do Porto. It documents the teaching internship carried out during the academic year of 2024/2025 and reflects a comprehensive journey of professional growth, pedagogical exploration, and personal development that took place during my placement at the Primary School I was an intern in. Throughout this internship, I stepped into the school environment not only as a university student but also as a teacher in training. This dual role allowed me to experience the realities of the classroom from both an observational and practical perspective. I planned, taught, and reflected on lessons while navigating the responsibilities and expectations of a beginning teacher. Each experience contributed to my evolving understanding of what it means to teach English to young learners in today’s world. The central focus of this report is the role of Information and Communication Technologies (ICTs) in English language education. Drawing from my own experiences with digital tools and motivated by the increasing presence of technology in children’s lives, I aimed to investigate how ICTs could be used to enhance language learning in meaningful ways. Structured around four key dimensions, theoretical framework, internship context, investigative practice, and personal reflection, this report seeks to bridge the gap between theory and classroom practice, while contributing to the broader discussion on innovation and digital integration in primary English education. | eng |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/31101 | |
| dc.language.iso | eng | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Ensino de inglês a crianças | |
| dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | |
| dc.subject | Planos de aula | |
| dc.subject | Teaching english to children | |
| dc.subject | Information and communication technology | |
| dc.subject | Lesson plans | |
| dc.title | Usage of ICT and its tools in the teaching of languages for primary school students | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
