Publication
A valorização da Educação Musical pelos alunos e professores de outras disciplinas do 2º Ciclo do Ensino Básico: Estudo de caso na Escola Básica de Matosinhos
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
| dc.contributor.advisor | Marques, Rui Filipe | |
| dc.contributor.author | Martins, Diogo Filipe Neves | |
| dc.date.accessioned | 2025-11-10T15:37:38Z | |
| dc.date.available | 2025-11-10T15:37:38Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O primeiro capítulo reúne as observações realizadas em aulas de diferentes professores, em diversos contextos escolares. Estas observações permitiram identificar práticas pedagógicas e aspetos organizacionais que me orientaram durante toda a Prática de Ensino Supervisionada e mostraram-me a importância de estar em constante aprendizagem. O segundo capítulo descreve o meu percurso na Prática de Ensino Supervisionada realizado com uma turma do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico na Escola Básica de Matosinhos. Este apresenta não só todo o caminho percorrido, como também uma reflexão sobre todos os desafios e evoluções que decorreram durante o ano letivo. O terceiro capítulo integra a investigação (estudo de caso), intitulada de “A Valorização da Educação Musical pelos Alunos e Professores de outras disciplinas do 2º Ciclo do Ensino Básico: Estudo de Caso na Escola Básica de Matosinhos”. Esta tem como objetivo entender qual a valorização dada à Educação Musical pelos alunos do 5ºano e professores da Escola Básica de Matosinhos. Foi possível concluir que a Educação Musical é valorizada tanto por alunos como professores, no entanto é necessário reforçar o estatuto curricular da Educação Musical, a construção de referências programáticas coerentes e a promoção da sua visibilidade no contexto escolar. | por |
| dc.description.abstract | This internship report was prepared as part of the Supervised Teaching Practice for the Master's Degree in Music Education in Primary Education at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. The first chapter brings together observations made in classes taught by different teachers in various school contexts. These observations allowed me to identify teaching practices and organizational aspects that guided me throughout the Supervised Teaching Practice and showed me the importance of constant learning. The second chapter describes my journey in the Supervised Teaching Practice carried out with a 5th-grade class at the Matosinhos Elementary School. It presents not only the entire journey, but also a reflection on all the challenges and developments that took place during the school year. The third chapter includes the research (case study), entitled “The Value of Music Education by Students and Teachers of Other Subjects in the 2nd Cycle of Basic Education: Case Study at the Matosinhos Basic School.” The aim of this study is to understand how Music Education is valued by students (in the 5th grade) and teachers at Matosinhos Basic School. It was concluded that Music Education is valued by both students and teachers, but that it is necessary to reinforce the curricular status of Music Education, develop coherent program references, and promote its visibility in schools. | eng |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/30788 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | Valorização | |
| dc.subject | Educação Musical | |
| dc.subject | Prática de ensino supervisionada | |
| dc.subject | Appreciation | |
| dc.subject | Music Education | |
| dc.subject | Supervised Teaching Practice | |
| dc.title | A valorização da Educação Musical pelos alunos e professores de outras disciplinas do 2º Ciclo do Ensino Básico: Estudo de caso na Escola Básica de Matosinhos | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico |
