Repository logo
 
Publication

O poder da música na memorização e no processo de ensino-aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorVeiga, Helena Sofia Pacheco
dc.contributor.authorRaposo, Ana Rita Bulhões
dc.date.accessioned2025-11-26T15:20:49Z
dc.date.available2025-11-26T15:20:49Z
dc.date.issued2025
dc.date.submitted2025
dc.description.abstractO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. A investigação desenvolvida teve como objetivo compreender se os professores e alunos do 2º ciclo do ensino básico da Escola Básica de Matosinhos utilizam a música no processo de ensino-aprendizagem e na memorização, e a perspetiva dos participantes em relação a esta utilização. Para isto, elaborou-se uma revisão de literatura que realça a importância da música no desenvolvimento global da criança, nas competências cognitivas e na memória. A nível empírico, recorreu-se a uma metodologia de cariz misto, com a aplicação de questionários a 34 professores e 61 alunos da Escola Básica de Matosinhos. Os resultados mostram que os professores utilizam a música como recurso sobretudo em disciplinas de línguas e de História e Geografia de Portugal, recorrendo a estratégias como a adição de melodias ou ritmos aos conteúdos curriculares. Do ponto de vista dos alunos, a música é reconhecida como um recurso eficaz para a memorização, destacando-se práticas como a invenção de canções e a adaptação de melodias conhecidas. Os dados mostram que a maioria dos professores e alunos utilizam a música como ferramenta pedagógica e que reconhecem os benefícios na atenção, concentração, retenção de conhecimentos, contribuindo para aprendizagens mais significativas.por
dc.description.abstractThe present internship report was carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, integrated in the Master’s Degree in Music Education Teaching in Basic Education at the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto. The research aimed to understand whether teachers and students of the 2nd cycle of basic education at Matosinhos Basic School use music in the teaching–learning process and in memorization, as well as the participants’ perspectives regarding this use. To this end, a literature review was conducted, highlighting the importance of music in the child’s overall development, in cognitive skills, and in memory. At the empirical level, a mixed-methods approach was adopted, applying questionnaires to 34 teachers and 61 students from Matosinhos Basic School. The results show that teachers mainly use music as a resource in language subjects and in History and Geography of Portugal, employing strategies such as adding melodies or rhythms to curricular content. From the students’ perspective, music is recognized as an effective resource for memorization, with practices such as inventing songs and adapting familiar melodies standing out. The data show that most teachers and students use music as a pedagogical tool and acknowledge its benefits for attention, concentration, and knowledge retention, contributing to more meaningful learning.por
dc.identifier.tid204061423
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/31078
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPrática de ensino supervisionada
dc.subjectMúsica
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem
dc.subjectMemorização
dc.subjectAprendizagem significativa
dc.subjectSupervised teaching practice
dc.subjectMusic
dc.subjectTeaching-learning process
dc.subjectMemorization
dc.subjectMeaningful learning
dc.titleO poder da música na memorização e no processo de ensino-aprendizagempor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DM_Ana Rita Raposo_2025.pdf
Size:
4.6 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: