Publication
Trabalhar, aprender, evoluir e crescer em grupo: Experiencias da PES no 1.º e 2.º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Carla Patrícia da Silva | |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Elisama | |
dc.contributor.author | Domingues, Rafaela Regina Lopes | |
dc.date.accessioned | 2021-08-31T14:15:28Z | |
dc.date.available | 2021-08-31T14:15:28Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.description.abstract | O presente relatório resulta das experiências vivenciadas ao longo da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada, integrada no Mestrado em Ensino de 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado pela Escola Superior de Educação do Porto. Este relatório, centrado na intervenção realizada durante o período de estágio no 1.º CEB e no 2.º CEB, nas áreas disciplinares de Português e História e Geografia de Portugal, assume uma dimensão descritiva e uma vertente reflexiva. Sendo a Prática de Ensino Supervisionada organizada em momentos de observação, observação e cooperação e intervenção, o aparecimento de uma situação epidémica causada pela COVID-19, resultou numa passagem do ensino presencial para ensino à distância. Tal repercutiu-se, inevitavelmente, no desenvolvimento do estágio, sendo aqui apresentados quer os momentos de ensino presencial quer os no formato à distância. O relatório contém, também, uma dimensão investigativa desenvolvida no âmbito das Ciências da Educação, que procurou verificar a relação entre o trabalho em grupo e o desenvolvimento da capacidade de atenção e de aceitação da opinião dos outros pelos estudantes nas aulas de História e Geografia de Portugal. Esta investigação foi motivada pela curiosidade pessoal da mestranda em compreender as mais valias do trabalho de grupo, bem como pelo facto de esta não ser, na disciplina mencionada, uma prática pedagógica habitual. | pt_PT |
dc.description.abstract | This report is the result of the experiences of the Supervised Teaching Practice Course, part of the Master's Degree in Education of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle of Basic Education, ministered in the Escola Superior de Educação do Porto. This report, centred on the intervention carried out during the period of training at the 1st and 2nd Cycle of Basic Education, in the areas of Portuguese and History and Geography of Portugal, takes on a descriptive dimension and a reflexive aspect. As the Supervised Teaching Practice Course was organised in phases of observation, cooperation and intervention, the emergence of an epidemic situation caused by COVID-19 brought about a shift from classroom teaching to distance learning. This inevitably had an impact on the development of the internship, with both moments of classroom teaching and distance learning being presented here. The report covers an investigative dimension developed in the field of Educational Sciences, which sought to verify the relationship between teamwork and the development of the capacity of attention and acceptance of the opinion of others by students in the History and Geography of Portugal classes. This research was motivated by the student's personal curiosity to understand the added value of teamwork, as well as by the fact that it is not, in the referred subject, a standard pedagogical practice. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202767671 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/18274 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação | |
dc.subject | Trabalho em grupo | pt_PT |
dc.subject | Reflexão | pt_PT |
dc.subject | Ensino à distância | pt_PT |
dc.subject | Teamwork | pt_PT |
dc.subject | Reflection | pt_PT |
dc.subject | Distance learning | pt_PT |
dc.title | Trabalhar, aprender, evoluir e crescer em grupo: Experiencias da PES no 1.º e 2.º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- DM_Rafaela Domingues_2020.pdf
- Size:
- 2.36 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format