Repository logo
 
Publication

O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor

dc.contributor.authorBastos, Susana
dc.contributor.authorAzevedo, Liliana
dc.date.accessioned2018-04-23T12:58:13Z
dc.date.available2018-04-23T12:58:13Z
dc.date.issued2016-02
dc.description.abstractA preocupação existente em suprir as lacunas identificadas no ensino tradicional da Contabilidade e Administração levou à criação de uma nova forma de estar no Ensino Superior, nestas áreas do conhecimento, na sala de aula, denominada por Ambiente Empresarial, e traduziu-se na implementação de duas unidades curriculares designadas de Projeto de Simulação Empresarial (PSEI e PSEII), no terceiro ano do Curso Superior de Contabilidade e Administração do ISCAP. De destacar que o Simulador do Ambiente Empresarial é de base unicamente tecnológica. O objeto desta investigação prende-se com a particularidade deste processo de formação, centrado no desenvolvimento de competências, modelador de metodologias de ensino-aprendizagem e portador de um novo modelo de avaliação. O presente artigo tem como objetivo estudar não só as potencialidades, mas também os constrangimentos da metodologia inovadora do processo de ensino-aprendizagem e da avaliação utilizada nestas unidades curriculares. Pretendemos, em particular, analisar em que medida o Simulador do Ambiente Empresarial beneficia o sucesso escolar, em resultado de uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das competências dos estudantes. Nos anos letivos de 2008 a 2010, foram recolhidos os dados qualitativos e quantitativos através de inquérito por questionário aos estudantes e entrevistas aos docentes e coordenador das unidades curriculares. Em Fevereiro de 2015, foram enviados cerca de 6.000 questionários aos estudantes que já frequentaram a Simulação Empresarial. Como metodologia de investigação foram utilizadas a análise estatística/fatorial, com recurso a um software estatístico, a análise de conteúdo e a técnica de triangulação dos dados. Os resultados do estudo levantaram uma série de questões relacionadas com a metodologia de ensino-aprendizagem tradicionalmente utilizada e a metodologia do Simulador do Ambiente Empresarial, bem como com a avaliação e a forma como esta desenvolve nos estudantes uma diferente postura no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem. A centralidade no estudante como foco deste Modelo possibilita a autorregulação da aprendizagem através da retroação. O trabalho individual e de grupo apresentam-se como principais fatores no desenvolvimento das competências genéricas (relacionais) e comportamentais, além das competências técnicas inerentes à profissão.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/11446
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherColóquio Afirsept_PT
dc.subjectSimuladorpt_PT
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectPedagogiaspt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.titleO Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage10pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
person.familyNameBastos
person.givenNameSusana
person.identifier1194286
person.identifier.ciencia-id5D1B-7F24-24D2
person.identifier.orcid0000-0001-9442-1348
person.identifier.ridE-9747-2019
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication212b051f-0096-4355-b6a2-49cd4f95c93d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery212b051f-0096-4355-b6a2-49cd4f95c93d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo de acordo com as normas_AFIRSE_18 out 2016_v1.docx
Size:
76.03 KB
Format:
Microsoft Word XML
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: