Publication
O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor
dc.contributor.author | Bastos, Susana | |
dc.contributor.author | Azevedo, Liliana | |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T12:58:13Z | |
dc.date.available | 2018-04-23T12:58:13Z | |
dc.date.issued | 2016-02 | |
dc.description.abstract | A preocupação existente em suprir as lacunas identificadas no ensino tradicional da Contabilidade e Administração levou à criação de uma nova forma de estar no Ensino Superior, nestas áreas do conhecimento, na sala de aula, denominada por Ambiente Empresarial, e traduziu-se na implementação de duas unidades curriculares designadas de Projeto de Simulação Empresarial (PSEI e PSEII), no terceiro ano do Curso Superior de Contabilidade e Administração do ISCAP. De destacar que o Simulador do Ambiente Empresarial é de base unicamente tecnológica. O objeto desta investigação prende-se com a particularidade deste processo de formação, centrado no desenvolvimento de competências, modelador de metodologias de ensino-aprendizagem e portador de um novo modelo de avaliação. O presente artigo tem como objetivo estudar não só as potencialidades, mas também os constrangimentos da metodologia inovadora do processo de ensino-aprendizagem e da avaliação utilizada nestas unidades curriculares. Pretendemos, em particular, analisar em que medida o Simulador do Ambiente Empresarial beneficia o sucesso escolar, em resultado de uma melhoria no processo de ensino-aprendizagem e no desenvolvimento das competências dos estudantes. Nos anos letivos de 2008 a 2010, foram recolhidos os dados qualitativos e quantitativos através de inquérito por questionário aos estudantes e entrevistas aos docentes e coordenador das unidades curriculares. Em Fevereiro de 2015, foram enviados cerca de 6.000 questionários aos estudantes que já frequentaram a Simulação Empresarial. Como metodologia de investigação foram utilizadas a análise estatística/fatorial, com recurso a um software estatístico, a análise de conteúdo e a técnica de triangulação dos dados. Os resultados do estudo levantaram uma série de questões relacionadas com a metodologia de ensino-aprendizagem tradicionalmente utilizada e a metodologia do Simulador do Ambiente Empresarial, bem como com a avaliação e a forma como esta desenvolve nos estudantes uma diferente postura no que concerne ao processo de ensino-aprendizagem. A centralidade no estudante como foco deste Modelo possibilita a autorregulação da aprendizagem através da retroação. O trabalho individual e de grupo apresentam-se como principais fatores no desenvolvimento das competências genéricas (relacionais) e comportamentais, além das competências técnicas inerentes à profissão. | pt_PT |
dc.description.version | N/A | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/11446 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Colóquio Afirse | pt_PT |
dc.subject | Simulador | pt_PT |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Avaliação | pt_PT |
dc.subject | Pedagogias | pt_PT |
dc.subject | Competências | pt_PT |
dc.title | O Simulador do ambiente empresarial de base tecnológica – metodologia inovadora no processo de ensino-aprendizagem, na avaliação e na relação professor-estudante vs. estudante-professor | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 10 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 1 | pt_PT |
person.familyName | Bastos | |
person.givenName | Susana | |
person.identifier | 1194286 | |
person.identifier.ciencia-id | 5D1B-7F24-24D2 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9442-1348 | |
person.identifier.rid | E-9747-2019 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 212b051f-0096-4355-b6a2-49cd4f95c93d | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 212b051f-0096-4355-b6a2-49cd4f95c93d |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Artigo de acordo com as normas_AFIRSE_18 out 2016_v1.docx
- Size:
- 76.03 KB
- Format:
- Microsoft Word XML
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: