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Como perspetivam os docentes a articulação curricular vertical? Um estudo de caso.
| dc.contributor.author | Nogueira, Lídia | |
| dc.contributor.author | Duarte, Pedro | |
| dc.date.accessioned | 2023-02-22T09:32:43Z | |
| dc.date.available | 2023-02-22T09:32:43Z | |
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.description.abstract | A Lei de Bases do Sistema Educativo n. º46/1986 prevê uma sequencialidade intraciclos de modo a dinamizar um sentido de relação entre diferentes anos e ciclos de escolaridade, como forma de minimizar lógicas de fragmentação curricular. Essa sequencialidade pode ser promovida e respeitada através de uma dimensão da articulação curricular fundamental para se pensar e analisarem as distintas experiências pedagógico-curriculares: a articulação vertical. O presente artigo resulta, então, de uma ponderada reflexão sobre o modo de como esta dimensão é perspetivada pelos distintos agentes escolares, em particular os docentes, e o modo como a da articulação curricular se institui como impulsionadora de aprendizagens significativas. Inicialmente, desenvolveu-se uma discussão conceptual e normativa associada à articulação curricular vertical. Posteriormente, decorrente do contacto com a realidade educativa e como eixo estruturante do presente estudo, recolheram-se dados, através de um inquérito por questionário, num agrupamento de escolas, da região Norte de Portugal, para se compreender as conceções e práticas dos profissionais. Os dados preliminares evidenciam uma prevalência discursiva assente na sequencialidade entre os ciclos, que induz, nos profissionais, a valorização de dimensões relacionadas com (i) o trabalho colaborativo, (ii) o conhecimento curricular dos ciclos anteriores e ulteriores e (iii) a existência de horários que facilitem a construção de projetos comuns. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Nogueira, L., & Duarte, P. (2022). Como perspetivam os docentes a articulação curricular vertical? Um estudo de caso. In A. Santiago & V. do Vale (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 7–23). Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.22/22377 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação | pt_PT |
| dc.subject | Currículo | pt_PT |
| dc.subject | Articulação curricular vertical | pt_PT |
| dc.subject | Ação docente | pt_PT |
| dc.subject | Experiências Pedagógico-curriculares | pt_PT |
| dc.title | Como perspetivam os docentes a articulação curricular vertical? Um estudo de caso. | pt_PT |
| dc.type | book part | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Coimbra | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 23 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 7 | pt_PT |
| person.familyName | Barbosa Gomes Pereira | |
| person.givenName | Pedro Duarte | |
| person.identifier.ciencia-id | 8B15-7C50-C2AD | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-3048-6959 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | bookPart | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108 |
