Repository logo
 
Publication

Como perspetivam os docentes a articulação curricular vertical? Um estudo de caso.

dc.contributor.authorNogueira, Lídia
dc.contributor.authorDuarte, Pedro
dc.date.accessioned2023-02-22T09:32:43Z
dc.date.available2023-02-22T09:32:43Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractA Lei de Bases do Sistema Educativo n. º46/1986 prevê uma sequencialidade intraciclos de modo a dinamizar um sentido de relação entre diferentes anos e ciclos de escolaridade, como forma de minimizar lógicas de fragmentação curricular. Essa sequencialidade pode ser promovida e respeitada através de uma dimensão da articulação curricular fundamental para se pensar e analisarem as distintas experiências pedagógico-curriculares: a articulação vertical. O presente artigo resulta, então, de uma ponderada reflexão sobre o modo de como esta dimensão é perspetivada pelos distintos agentes escolares, em particular os docentes, e o modo como a da articulação curricular se institui como impulsionadora de aprendizagens significativas. Inicialmente, desenvolveu-se uma discussão conceptual e normativa associada à articulação curricular vertical. Posteriormente, decorrente do contacto com a realidade educativa e como eixo estruturante do presente estudo, recolheram-se dados, através de um inquérito por questionário, num agrupamento de escolas, da região Norte de Portugal, para se compreender as conceções e práticas dos profissionais. Os dados preliminares evidenciam uma prevalência discursiva assente na sequencialidade entre os ciclos, que induz, nos profissionais, a valorização de dimensões relacionadas com (i) o trabalho colaborativo, (ii) o conhecimento curricular dos ciclos anteriores e ulteriores e (iii) a existência de horários que facilitem a construção de projetos comuns.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNogueira, L., & Duarte, P. (2022). Como perspetivam os docentes a articulação curricular vertical? Um estudo de caso. In A. Santiago & V. do Vale (Eds.), A Escola em transformação: Formação e prática docente (pp. 7–23). Instituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/22377
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbra - Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectArticulação curricular verticalpt_PT
dc.subjectAção docentept_PT
dc.subjectExperiências Pedagógico-curricularespt_PT
dc.titleComo perspetivam os docentes a articulação curricular vertical? Um estudo de caso.pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage23pt_PT
oaire.citation.startPage7pt_PT
person.familyNameBarbosa Gomes Pereira
person.givenNamePedro Duarte
person.identifier.ciencia-id8B15-7C50-C2AD
person.identifier.orcid0000-0002-3048-6959
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3ab5e9f6-add4-4ced-af7b-4f8b1adff108

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ART_PEdroDuarte_2023_2.pdf
Size:
485.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: