Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio da Prática Pedagógica Supervisionada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Sara de Barros
dc.contributor.authorAraújo, Elisabete Alexandra dos Santos
dc.date.accessioned2016-09-22T13:57:01Z
dc.date.available2016-09-22T13:57:01Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-escolar, foi solicitada a elaboração do Relatório de Estágio que evidenciasse a prática e a aprendizagem profissional desenvolvida nos contextos de Creche e de Educação Pré-Escolar. Neste sentido, a mestranda expõe o seu percurso nas duas valências, tendo este permitido o conhecimento e posterior desenvolvimento de saberes e competências em prol da construção e edificação de um perfil na profissão docente, suportado por um quadro teórico e concetual. A prática pedagógica da mestranda desenvolveu-se mediante uma aproximação à metodologia de investigação-ação, assente sobre quatro etapas fundamentais: observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia, suporte basilar da sua prática, possibilita a articulação entre saberes e atitudes, culminando numa co construção de saberes entre os diversos atores envolvidos na prática pedagógica. Os contextos e processos de estágio revelaram-se cruciais nos processos educativos de qualidade na educação de infância, no que concerne ao desenvolvimento de competências para a educação, constituindo estes, bases importantes na formação docente. Por fim, a mestranda está consciente que para responder aos desafios advindos da sociedade atual, deve procurar a formação constante, atualizando e desenvolvendo novas aprendizagens, quer a nível pessoal, quer a nível profissional.pt_PT
dc.description.abstractWithin the Curricular Unit of Supervised Educational Practice, an integral part of the study plan of the Master's Degree in Pre-school Education, it was requested to write a traineeship report that highlighted the practice and professional learning developed in the contexts of Day care and Preschool Education. Accordingly, the graduate student exposes her path in both valences allowing this the knowledge and further development of knowledge and skills for the construction and formation of a profile in the teaching profession, supported by a conceptual and theoretical framework. The pedagogical practice of the graduate student has developed through an approach to the research-action methodology, based on four fundamental steps: observation, planning, action and reflection/evaluation. This methodology, primary support of her practice, allows the articulation between knowledge and attitudes, culminating in the construction of knowledge between the various actors involved in the pedagogical practice. The contexts and processes of the traineeship proved to be crucial in the educational processes of quality in the education of childhood with regard to the development of competences for education, forming therefore important bases in the teacher education. Finally, the graduate student is aware that to face the challenges ahead from the current society, she has to seek constant training, updating and developing new learning skills both at personal and professional level.en
dc.identifier.tid201267020
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8499
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectProcessos educativos de qualidadept_PT
dc.subjectDaycarept_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectAction researchpt_PT
dc.subjectQuality of educational processespt_PT
dc.titleRelatório de Estágio da Prática Pedagógica Supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_ElisabeteAraujo_2015.pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: