Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de estágio de qualificação profissional (educação pré-escolar)

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório pretende abordar de forma reflexiva o percurso da formanda ao longo do período de estágio, realizado num contexto de educação pré-escolar. Desta forma, percorre toda a ação educativa, que originou experiências fulcrais na construção da sua profissionalidade - a observação, a planificação, a ação, a avaliação e a reflexão - gerando ciclos de investigação-ação, que constituíram a base da sua intervenção. Considerando a criança como sujeito ativo na construção das suas aprendizagens e como centro do processo de ensino, a formanda perspetivou o papel do educador em todo o processo investigativo, considerando que este deve ter em conta aspetos específicos do seu contexto, aliados a abordagens teóricas, que pretendem constituir uma orientação das suas práticas. Assim, tendo em conta o meio que envolve a criança, desenvolveu-se um seguimento de ações, com vista nas necessidades e interesses do grupo, de forma a construir um ambiente de aprendizagens significativas, numa perspetiva globalizante, de integração das diversas áreas de conteúdo. Adotando uma perspetiva construtivista, desenvolveu-se um conjunto de ações que procuraram a atribuição de sentido, através das abordagens curriculares propostas para a educação pré-escolar, com vista à construção da identidade profissional da formanda. Neste sentido, a reflexão surge como transversal a todo o processo, permitindo a transformação das práticas e desenvolvendo competências profissionais, postas em prática ao longo do estágio.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: The following report aims to reflectively approach the path of the student along her internship in a pre-school context. On this note, the report walks the reader through all of the educational activity done, which originated crucial experiences in the construction of her identity as an educational professional – the observation period, the planning, the activities, the evaluation and the reflection – by creating complete cycles of the Research- Action approach, which was the base of her intervention. Not only considering the young learners as active subjects in her learning process but also as the centre of the teaching process, the student thought about the educator’s role in all of the investigative process, considering that the educator must bear in mind more specific aspects inherent to the context, side by side with the theoretical approaches that serve as guidance for her practices. In this way and taking into account the involving scenario of the young learner, a roll of actions was developed using the needs and interests of the group so that a better environment would surround the children and promoting more meaningful experiences, all of this in a globalizing interdisciplinary perspective. Adopting a constructive perspective, certain activities were developed in order to achieve the allocation of meaning through curricular approaches for pre-school education, aiming for the construction and development of the professional identity as an educator of the student. This way, reflection comes as the backbone of the whole process, allowing the adaptation and transformation of the activities and the practices and developing a professional proficiency that was tested and put into practice throughout the internship.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Ao longo da formação inicial dos futuros profissionais de educação, cooperam inúmeras variáveis que fazem parte de um processo de desenvolvimento profissional e pessoal, com vista a construir indivíduos dotados de competências essenciais para o exercício da sua profissão. Neste sentido, tendo em conta a evolução constante da sociedade, torna-se necessário, cada vez mais, que os docentes transformem as suas práticas com o objetivo de criar um ensino e aprendizagem com um nível de qualidade adequado a este progresso, tendo em conta a existência de indivíduos considerados únicos, beneficiados com o papel ativo que assumem na construção da sua própria aprendizagem. Neste sentido, surge o presente relatório que contempla o percurso da formanda ao longo do período de estágio no 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrando também o período de intervenção no contexto de Educação Pré- Escolar. Pretendeu-se fazer um balanço entre as várias conceções de educação que existiram até aos dias de hoje, perspetivando aspetos específicos do papel do aluno e do professor na escola, como mote para o desenvolvimento de um processo investigativo que visou a adaptação das práticas ao meio envolvente dos indivíduos, tendo em conta os seus interesses e necessidades. Adotando uma perspetiva construtivista, desenvolveu-se um conjunto de ações que procuraram a atribuição de sentido, através dos referentes teóricos ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com vista à construção da identidade profissional da formanda, com base num processo de investigação-ação, que deu origem a um mote para a sua ação futura.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: There are many variables that both affect and intervene in the initial training of future education professionals and are a part of a professional and personal development process, being its purposes the acquirement of essential skills and abilities to perform successfully at what they do. So, bearing in mind the constant changes in the society, it is increasingly necessary that the teacher transforms their practices in order to create a teaching and learning experience that fits the process, considering the existence of unique individuals that benefit from their active part on their own learning experience. This way, this report shows the trainee’s journey throughout the internship at a Primary School, as well as the intervention period in the Pre-School. The aim was to balance the various concepts of education that have existed until today, with changing perspectives from the student to the teacher as a way to investigate the practices’ adaption process to the individuals environment, considering their needs and interests. Adopting the constructive perspective, a bunch of actions were developed that aimed for an attribution of meaning, based on the theoretical references for Primary School. Through an investigation-action process, the trainee not only constructed a professional identity but also guided the whole future research according to it.

Description

Keywords

Educação pré-escolar Competências profissionais Currículo Aprendizagem pela ação Pre-school education Professional proficiency Curriculum Learning by doing Perspetiva construtivista Competências profissionais Investigação-ação Identidade profissional

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação

CC License