Repository logo
 
Publication

Relatório de Estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMarta, Maria Margarida Campos
dc.contributor.advisorSá, Susana
dc.contributor.authorMonteiro, Márcia Daniela Soares
dc.date.accessioned2021-07-29T13:33:15Z
dc.date.available2021-07-29T13:33:15Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO presente relatório de estágio urge no âmbito da formação inicial e tem como objetivo desenvolver saberes adquiridos articulando-os com as experiências vividas ao longo da Prática Educativa Supervisionada, promovendo ao docente em formação desenvolver-se profissionalmente. Este documento procura espelhar o desenvolvimento pessoal, social e profissional resultante da prática desenvolvida nos contextos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Uma das particularidades inerentes a esta formação inscreve-se sobre o perfil duplo, destacando a sua importância, para a continuidade educativa das duas valências. A mobilização de referenciais teóricos e legais permitiu a formulação de uma reflexão indagatória à prática e, neste sentido, a Metodologia de Investigação-Ação revelou-se importante no processo de construção do docente, envolvendo uma espiral de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Com a identificação desta metodologia a prática revestiu-se de cariz consciente e criativo, sustentadas através de uma observação e avaliação continuas. A par, este documento visa retratar a importância do papel ativo da criança e, concomitantemente, a sua participação que revelou-se fundamental para a construção de conhecimentos e aprendizagens, com mais significado. Deste modo, as experiências vivenciadas possibilitaram a construção de uma narrativa profissional, dando sentido aos referenciais teóricos, e a construção de um perfil docente que saberá ser e estar na sua profissão.pt_PT
dc.description.abstractThis internship report is significantly beneficial in the training and aims to develop knowledge acquired with the experiences lived throughout the Supervised Educational Practice, that helps the teacher to develop professionally. The mobilization of theoretical and legal references allowed the formulation of an inquiring reflection on practice and, in this sense, the Action Research Methodology proved to be important in the process of teacher development, involving a spiral of observation, planning, action, reflection and evaluation. With the identification of this methodology, the practice took on a conscious and creative nature, supported by continuous observation and evaluation. At the same time, this document aims to portray the importance of the child's active role and their participation, which proved to be fundamental for the construction of knowledge and significant learning. As a result of these experiences, children’s roles have contributed to the construction of a professional narrative, giving meaning to the theoretical references, and the development of the teacher’s profile and professional guidance.pt_PT
dc.identifier.tid202775917
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/18218
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectColaboraçãopt_PT
dc.subjectPrática educativa supervisionadapt_PT
dc.subjectMetodologia de investigação açãopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectReflectionpt_PT
dc.subjectCollaborationpt_PT
dc.subjectSupervised educational practicept_PT
dc.subjectAction research methodologypt_PT
dc.subjectKidpt_PT
dc.titleRelatório de Estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_Márcia Monteiro_2021.pdf
Size:
966.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format