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O lĂșdico com afetividade: projeto de ensino especial remoto para alunos com necessidades adicionais de suporte

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorFerreira, Manuela Sanches
dc.contributor.authorCastro, Eva Paula da Silva
dc.date.accessioned2025-02-19T15:14:28Z
dc.date.available2025-02-19T15:14:28Z
dc.date.issued2021
dc.date.submitted2021
dc.description.abstractO propĂłsito deste estudo Ă© o de explorar Fatores LĂșdicos, Afetivos e Educacionais que podem contribuir para o desenvolvimento de um aprendizado significativo, em um projeto de ensino Remoto, aplicado aos alunos das salas de recursos multifuncionais, de Atendimento Educacional Especializado (AEE) das escolas municipais, com amostra de 21 pais e 21 crianças e jovens na faixa etĂĄria dos 07 aos 25 anos de idade, com quadro de educação especial. Neste estudo examinar-se-ĂĄ comportamentos da famĂ­lia, referentes ao interesse e participação na vida estudantil de seus filhos. Usando dados recolhidos a partir de um estudo longitudinal, com observação dos vĂ­deos e fotos das atividades sendo desenvolvidas pelos alunos juntamente com os pais, no decorrer do projeto, referente a um perĂ­odo de dezesseis meses. Como instrumentos de recolha de dados, usamos um questionĂĄrio, para averiguar quais fatores sĂŁo identificados e; associados aos comportamentos dos pais de crianças e jovens do ensino fundamental I e II, (referentes ao 1Âș e 2Âș ciclos de ensino), serĂĄ usada a entrevista para recolher perspectivas dos estudantes com NAS (Necessidades Adicionais de Suportes), de SĂŁo FĂ©lix do Xingu- ParĂĄ-Brasil. Os resultados mostraram que para sermos sensĂ­veis Ă s diferenças, em termos de significação social, da produção em aprendizagens necessĂĄrias ao seu desenvolvimento, dando-lhes bagagem para sua autonomia Ă© necessĂĄrio perceber que esses alunos tĂȘm pontos fortes e pontos fracos, capacidades e limitaçÔes, que exigem respeito e compromisso com o seu ensino. Percebe-se ainda que dificuldades surgem, no estudo online, tendo em vista que esse Ă© novo e desafiante e hĂĄ necessidade de dar apoio aos pais, tornando-os mais conscientes da importĂąncia do estudo para os filhos. Para tanto requer incentivo e motivação Ă  famĂ­lia, por parte do professor, valorizando-os e procurando desenvolver a sua autoconfiança; nesse processo. O professor tem de possuir um vasto conhecimento em variadas estratĂ©gias de intervenção, para ajudar nesse processo educativo; em estratĂ©gias que deverĂŁo ser entendidas como sugestĂ”es e estĂ­mulo Ă s famĂ­lias, como forma de desenvolver novas ideias de ensino/aprendizagens. Pensando tambĂ©m que essas atividades de intervenção deverĂŁo ser especĂ­ficas, dependendo das necessidades de cada aluno, mesmo que o objetivo final seja o desenvolvimento de todos os que necessitam delas, no que se refere ao seu desenvolvimento e autonomia.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to explore Playful, Affective and Educational Factors that can contribute to the development of meaningful learning in a Remote teaching project, applied to students in multifunctional resource rooms, Specialized Educational Service (AEE) in municipal schools, with a sample of 21 parents and 21 children, with special education staff. In this study, family behaviors regarding interest and participation in their children's student life will be examined. Using data collected from a longitudinal study, with observation of videos and photos of the activities being developed by the students along with their parents, during the course of the project, covering a period of sixteen months. As data collection toll, a questionnaire was used to investigate which factors are identified and associated with the behavior of parents of children and young people in elementary school I and II (referring to the 1st and 2nd cycles of education). An interview will be used to gather perspectives from students with NAS. (Additional Support Needs), from SĂŁo FĂ©lix do Xingu- ParĂĄ-Brazil. The results show to be sensitive to differences in terms of social significance, the production necessary learning to their development, giving them luggage to their autonomy, is needed these students has strengths and weaknesses, abilities and limitations, which demand respect and commitment to their teaching. Is also noticed that difficulties arise in the online study, considering that this is new and challenging and the need to supports parents, making them aware of the importance of studying for their children. To do so requires encore the motivation to the family, by the teacher, appreciating them and seeking to develop their self – confidence in this process. The teacher has to have a vast knowledge in various intervention strategies to help in this educational process in strategies that should be understood as suggestions and encouragement to families, as a way to develop new teaching/learning ideas. Also thinking that these intervention activities should be specific, depending on the needs of each student, even if the ultimate goal is the development of all who need them regarding their development and autonomy.eng
dc.identifier.tid203898982
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/29588
dc.language.isopor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.rights.uriN/A
dc.subjectParceria
dc.subjectLĂșdico/Afetivos
dc.subjectEducação
dc.subjectRemoto
dc.subjectPartnershipeng
dc.subjectPlayful/Affectiveeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectRemoteeng
dc.titleO lĂșdico com afetividade: projeto de ensino especial remoto para alunos com necessidades adicionais de suportepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em educação especial: multideficiĂȘncias e problemas de cognição

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