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Orientação empreendedora e desempenho das exportações: o papel da social network e da business network

datacite.subject.fosGestãopt_PT
dc.contributor.advisorRua, Orlando Manuel Martins Marques de Lima
dc.contributor.authorPortela, Joana Filipa Fernandes
dc.date.accessioned2024-12-12T11:59:11Z
dc.date.available2024-12-12T11:59:11Z
dc.date.issued2024-10-15
dc.description.abstractA influência da social network (SN) e business network (BN) na internacionalização, ou seja, no desempenho das exportações (DE) e no impacto na orientação empreendedora (OE) são normalmente modelados como antecedentes distintos. Porquanto, a sua exploração tem sido pouco acentuada, tal como a sua aplicabilidade em países desenvolvidos. Por conseguinte, com base nas teorias de network, de empreendedorismo e internacionalização, o presente estudo defende a relação entre OE e DE, bem como o efeito mediador da SN e da BN entre a OE e o DE. Utilizando dados primários recolhidos a partir de um questionário junto de 317 pequenas e médias empresas (PME) do setor de e-commerce que operam em Portugal e através do modelo das equações estruturais utilizado para testar as hipóteses, descobrimos que a OE apresenta um efeito direto e positivo na SN e BN e que a BN possui um efeito direto no DE e um efeito mediador na relação entre OE e DE. No entanto, a SN não possui um efeito direto e mediador na relação entre OE e DE nas empresas estudadas. Os resultados e as conclusões permitirão aos gestores e responsáveis pela internacionalização das PME compreender melhor o papel crucial que as BN podem desempenhar no sucesso da sua internacionalização e a influência positiva da OE na identificação de oportunidades e estabelecimento de relações estratégicas nos mercados externos. Este estudo apresenta implicações teóricas relevantes, uma vez que foi examinado o efeito mediador da SN e da BN na relação entre a OE e DE, ainda não estudado até à data. Adicionalmente, serve de recomendação às chefias das PME portuguesas do setor de e-commerce e comprova o papel e a influência das networks nos negócios internacionais, com importantes implicações práticas.pt_PT
dc.description.abstractThe influence of social networks (SN) and business networks (BN) on internationalization, i.e. export performance (EP) and the impact on entrepreneurial orientation (EO) are usually modeled as separate antecedents. However, their exploration has been limited, as has their applicability in developed countries. Therefore, based on network, entrepreneurship and internationalization theories, this study argues for the relationship between EO and EP, as well as the mediating effect of SN and BN between EO and EP. Using primary data collected from a questionnaire completed by 317 small and medium-sized enterprises (SMEs) in the e-commerce sector operating in Portugal, and employing a structural equation modeling approach to test the hypotheses, we found that OE has a direct and positive effect on SN and BN, while BN has a direct effect on ED and acts as a mediator in the relationship between OE and ED. However, SN does not have a direct or mediating effect on the relationship between OE and ED in the firms studied. The results and conclusions will enable managers and those responsible for the internationalization of SMEs to better understand the crucial role that BN can play in the success of their internationalization and the positive influence of EO in identifying opportunities and establishing strategic relationships in foreign markets. These study presents relevant theoretical implications, as they examine the mediating effect of SN and BN on the relationship between EO and EP, which has not been studied to date. In addition, it serves as a recommendation to the managers of Portuguese SMEs in the e-commerce sector and proves the role and influence of networks in international business, with important practical implications.pt_PT
dc.identifier.tid203750063pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/26786
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectOrientação empreendedorapt_PT
dc.subjectSocial networkpt_PT
dc.subjectBusiness networkpt_PT
dc.subjectDesempenho das exportaçõespt_PT
dc.subjectComércio eletrónicopt_PT
dc.subjectPMEpt_PT
dc.subjectMEEpt_PT
dc.subjectEntrepreneurial orientationpt_PT
dc.subjectSocial networkspt_PT
dc.subjectSMEspt_PT
dc.subjectBusiness networkpt_PT
dc.subjectSEMpt_PT
dc.subjectExport performancept_PT
dc.subjectE-commercept_PT
dc.titleOrientação empreendedora e desempenho das exportações: o papel da social network e da business networkpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEmpreendedorismo e Internacionalizaçãopt_PT

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