Repository logo
 
Publication

O jogo como recurso didático no ensino e aprendizagem do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico: potencialidades e limitações a partir de uma experiência em estágio pedagógico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCanha, Manuel Bernardo Queiroz
dc.contributor.authorSilva, Mariana Costa Moreira da
dc.date.accessioned2020-04-20T14:08:02Z
dc.date.available2020-04-20T14:08:02Z
dc.date.issued2020
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO presente estudo foi realizado no âmbito do Relatório Final de Estágio do Mestrado de Ensino em Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico e visa identificar e compreender as potencialidades e limitações da utilização do jogo como recurso didático no ensino e aprendizagem do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este estudo apoia-se na convicção de vários estudiosos de que o jogo é essencial ao crescimento e desenvolvimento integral da criança, considerando que o jogo acompanha os humanos durante a sua vida inteira. Deste modo, são muitos os benefícios apontados aos jogos em contexto educativo. Considera-se que o jogo como recurso didático constitui uma estratégia útil e eficaz, sendo um aliado do professor (Silva, 2009) e uma forma deste se aproximar da linguagem e do mundo das crianças. O estudo empírico que se desenvolveu na Prática de Ensino Supervisionada (PES) insere-se numa metodologia qualitativa com contornos de estudo de caso, recorrendo-se à análise documental (planos de aula e reflexões) e ao inquérito por questionário aplicado a 83 alunos e duas professoras. Os resultados obtidos permitem afirmar que, no contexto estudado, o jogo enquanto recurso didático no ensino e na aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira (LE) tem mais potencialidades do que limitações, revelando-se promotor do desenvolvimento das competências preconizadas nas Aprendizagens Essenciais (AE), no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridades Obrigatória (PA) e no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).pt_PT
dc.description.abstractThis study was developed within the Final Internship Report of the Master’s degree in English Primary Education and its aim is to identify and understand the potential and limitations of using games as a didactic resource in Primary English Teaching and Learning. This study is supported by the convictions of several scholars that games are essential to children’s growth and development considering that games go along with humans throughout their entire lives. Therefore, there are many benefits linked to educational games. Games as a didactic resource are considered a useful strategy, a teacher’s ally (Silva, 2009) and a way to get closer to children’s world and language. The empirical study developed in Supervised Teaching Practice is part of a qualitative methodology with case study contours, using document analysis (teaching plans and reflections) and questionnaires applied to 83 students and two teachers. The results obtained indicate that, in the studied context, games as a didactic resource in English teaching and learning as a Foreign Language have more potential than limitations, promoting the skills recommended by “Aprendizagens Essenciais”, “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” and the Common European Framework of Reference for Languages.pt_PT
dc.identifier.tid202678253
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/15790
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectEnsino de inglêspt_PT
dc.subjectLíngua estrangeirapt_PT
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectGamept_PT
dc.subjectEnglish teachingpt_PT
dc.subjectForeign languagept_PT
dc.subjectPrimary educationpt_PT
dc.titleO jogo como recurso didático no ensino e aprendizagem do Inglês no 1.º Ciclo do Ensino Básico: potencialidades e limitações a partir de uma experiência em estágio pedagógicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_MarianaSilva_2020.pdf
Size:
10.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: