Repository logo
 
Publication

Mais disciplina, melhor educação: representações dos docentes e alunos do 2º ciclo do ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDelgado, Paulo
dc.contributor.authorAzevedo, Sónia Cristina da Silva
dc.date.accessioned2016-12-21T14:50:53Z
dc.date.available2016-12-21T14:50:53Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA indisciplina em contexto de sala de aula, apesar de não ser um fenómeno recente, é, hodiernamente, um dos problemas mais emblemático que se coloca às escolas portuguesas. O mesmo pode comprometer o processo de ensino-aprendizagem, afetando não só as aprendizagens dos alunos, mas também os próprios docentes, desenvolvendo, nestes últimos, uma grande instabilidade emocional e profissional. No âmbito deste projeto de mestrado, analisamos o fenómeno da indisciplina em sala de aula, procurando definir o conceito, identificar as suas causas e consequências, os seus níveis, a sua frequência e gravidade, as formas de atuação dos docentes e conhecer as propostas de professores e alunos para minimizar os problemas disciplinares. Sob o ponto de vista metodológico, optámos por um estudo de caso circunscrito a uma realidade concreta, isto é, de uma EB 2/3. Para a realização do mesmo, seguimos uma abordagem de orientação mista (qualitativa e quantitativa), partindo das representações dos sujeitos, através da aplicação de inquéritos por questionário a professores e alunos do 2º ciclo do ensino básico. A partir do conhecimento da realidade, projetamos um plano de ação intitulado “Tu consegues fazer melhor!”, cujo principal intuito é acompanhar os alunos com problemas comportamentais, desenvolvendo neles competências sociais.pt_PT
dc.description.abstractIndiscipline in the context of the classroom, although not a recent phenomenon, is actually, one of the most emblematic problems posed to Portuguese schools. The same can compromise the teaching-learning process, affecting not only student learning, but also the teachers themselves, developing, these last, a great professional and emotional instability. Under this master's project, we analyze the phenomenon of indiscipline in the classroom, trying to define the concept, identify its causes and consequences, their levels, their frequency and severity, the forms of action and meet the teachers' proposals teachers and students to minimize disciplinary problems. From the methodological point of view, we have chosen a case study confined to a concrete reality, i.e. an EB 2/3. To achieve the same, we follow an approach of mixed orientation (qualitative and quantitative), starting from the representations of the subject, through the application of questionnaire surveys to teachers and students of the 2nd cycle of basic education. From the knowledge of reality, we design an action plan entitled "You can do better!” whose main purpose is to track students with behavioral problems, developing on them social skills.pt_PT
dc.identifier.tid202764796
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.22/8939
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectIndisciplinapt_PT
dc.subjectSala de aulapt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectTutoriapt_PT
dc.subjectIndisciplinept_PT
dc.subjectClassroompt_PT
dc.subjectStudentspt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectTutoringpt_PT
dc.titleMais disciplina, melhor educação: representações dos docentes e alunos do 2º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em administração de organizações educativaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
DM_SoniaAzevedo_2013
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: